Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Bahia fez 7 mil cirurgias de hérnia em 2021, com alta de 33%

Com a campanha de vacinação contra COVID-19, possibilitando maior segurança para a retomada das cirurgias eletivas no Brasil, o número de procedimentos para correção de hérnias da parede abdominal realizadas no estado da Bahia, pelo sistema público de saúde, cresceu 33% entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com o DataSus.

O salto foi de 881 procedimentos em janeiro para 1180 em setembro. No total, foram 7.567 cirurgias de hérnia realizadas ao longo do ano, sendo 2.346 considerados urgência médica. Salvador, a capital do estado, foi a cidade que mais operou, com 2,5 mil cirurgias.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Dr. Christiano Claus, a cirurgia é a única forma de tratamento para as hérnias. "Não existe qualquer medicação que possa tratar a doença. A correção cirúrgica é essencial para devolver o bem-estar e qualidade de vida aos pacientes que têm hérnia e os cirurgiões que atuam nesta área devem ter o melhor amparo científico para oferecer o melhor resultado ao paciente", disse Claus.

Números - As hérnias têm alta incidência na população, estima-se que 20% dos homens adultos vão apresentar a alteração na região da virilha em algum momento da vida e 8% dos adultos em geral vão apresentar hérnias umbilicais. Segundo o vice-presidente da SBH, Dr. Marcelo Furtado, o principal sintoma da hérnia é um abaulamento.

"Trata-se de um aumento de volume localizado, uma ‘bolinha’, principalmente durante a prática de exercícios físicos. Os sintomas de dor ou desconforto também podem acontecer e melhoram durante o repouso", explicou o especialista.

Fora de época de pandemia são realizados cerca de 500 mil procedimentos ao ano para o reparo da doença, considerando as redes pública e privada.

Em todo o Brasil foram feitas 89.367 cirurgias de hérnia em 2021, sendo 27.108 em caráter de urgência.

IV Congresso Brasileiro de Hérnia - O VI Congresso Brasileiro de Hérnia, realizado pela Sociedade Brasileira de Hérnias da Parede Abdominal (SBH), deverá reunir cerca de 400 cirurgiões para debater o tratamento da doença, no Hotel Deville Prime, em Salvador (BA), entre os dias 2 e 4 de dezembro.

De acordo com o diretor executivo da SBH, Dr. Gustavo Soares, o evento será interativo e enriquecedor. "Vamos debater o que há de mais moderno em cirurgias de hérnia, como a técnica robótica, e também o dia a dia de consultório do cirurgião", disse.


Especialistas de renome mundial, nacionais e internacionais, foram convidados para o evento. O VI CBH vai seguir todas as recomendações de segurança sanitária e medidas de distanciamento devido a pandemia, o que reduz o número de vagas disponíveis para inscrições.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter