Notícias do Vale
NED TV
Notícias da Bahia
Notícias do Brasil
Falta d'água revolta moradores de Itiruçu: promessa da água do Paraguaçu ainda não se concretizou
O sonho de ter água de qualidade e abastecimento regular em Itiruçu parece estar cada vez mais distante. A tão aguardada chegada da água do Paraguaçu, que representava esperança para milhares de moradores, tem dado lugar à frustração diante das constantes interrupções no fornecimento.Segundo relatos de moradores, em diversas localidades há cerca de cinco dias as torneiras permanecem secas, obrigando muitas famílias a recorrerem à compra de água mineral para suprir necessidades básicas. A população esperava finalmente deixar para trás esse cenário, mas a realidade continua sendo de incerteza.
A Embasa volta a ser alvo de críticas pela precariedade do abastecimento. Para muitos moradores, a mudança para a água do Paraguaçu ainda não trouxe a regularidade prometida, aumentando a indignação da população.
Após décadas convivendo com questionamentos sobre a qualidade da água do antigo sistema de abastecimento, a expectativa era de que a nova adutora representasse uma solução definitiva. No entanto, além das frequentes faltas de água, moradores também relatam preocupações quanto à qualidade da água que chega às residências.
A reportagem entrou em contato com a Central de Atendimento da Embasa, por meio do telefone 0800 055 5195. De acordo com a atendente, não havia, no momento da consulta, nenhum registro de ocorrência ou paralisação do fornecimento de água para o município de Itiruçu. A informação causa ainda mais estranheza entre os consumidores, que afirmam enfrentar dias sem abastecimento e cobram uma explicação oficial da empresa.
Enquanto isso, a população segue aguardando uma solução definitiva. Água não é luxo, é um direito básico. Os moradores esperam que a Embasa esclareça os motivos da falta de abastecimento e restabeleça o fornecimento com regularidade, qualidade e respeito aos consumidores.
Em agendas com o Ministério do Meio Ambiente e parlamentares, gestores municipais cobraram menos burocracia, mais recursos e apoio à preparação dos municípios
Após debates sobre os impactos do fenômeno climático, durante a 1ª reunião da Comissão Permanente de Adaptação, Mitigação e Prevenção de Desastres (CAMP/FNP), a comitiva liderada por Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, cumpriu agenda com o ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, e com o deputado federal Léo Prates (Republicanos-BA).
No encontro com o ministro, Sebastião Melo e o prefeito de Maringá, Silvio Barros, presidente da CAMP/FNP, reforçaram pedidos e sugestões já encaminhados pela entidade ao Ministério por meio de ofício. O documento reúne as principais demandas dos governos locais para reforçar a preparação das cidades diante do El Niño.
Entre os pontos apresentados estão a participação efetiva dos municípios na formulação, no diagnóstico, na implementação e no monitoramento de políticas públicas ambientais e climáticas; a facilitação do acesso das prefeituras ao Fundo Clima; e a ampliação do apoio técnico a cidades com menor capacidade institucional ou subfinanciadas.
Plano de ação
Durante a reunião, os gestores também apresentaram o plano de ação da FNP, com destaque para a articulação no Legislativo em torno do Projeto de Lei 1.768/2024. A proposta trata da ajuda mútua entre os entes locais. Outra proposta levada à discussão foi a possibilidade de criação de uma taxa de drenagem urbana, além da necessidade de capacitação permanente dos gestores.
A comitiva defendeu o fortalecimento do chamado federalismo climático, com articulação entre os diferentes níveis de governo, maior capacidade de resposta e menos burocracia para acessar o Fundo Clima. Os prefeitos também reforçaram o papel dos governos locais no cumprimento das metas do Acordo de Paris e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Programas federais
Durante o encontro, o Ministério apresentou programas federais em andamento, como o ArborizaCidades, o AdaptaCidades e o Cidades Verdes Resilientes. A Pasta também destacou a parceria já firmada com a FNP, inclusive no âmbito do Programa Mutirão Brasil. O governo federal informou ainda que instalou uma Sala de Situação, sob coordenação da Casa Civil, para acompanhar o El Niño.
Ao receber a delegação, o ministro João Paulo Capobianco enfatizou a relevância da aproximação com as prefeituras. “O que a FNP nos traz é música para os nossos ouvidos. É fundamental a integração, vamos estreitar a relação e estabelecer uma agenda para as cidades”, afirmou.
Aproximação com o Congresso Nacional
Depois da agenda no ministério, o deputado federal Léo Prates participou de um almoço na sede da FNP com Sebastião Melo, Silvio Barros, Heron Guimarães, prefeito de Betim, Guilherme Guimarães, prefeito de Montes Claros, e Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais. A reunião se concentrou no Congresso Nacional e no conjunto de propostas que, na avaliação do grupo, precisam avançar com urgência antes do agravamento dos riscos provocados pelo El Niño.
Prates, que foi vereador de Salvador e secretário em duas pastas da capital baiana, colocou o mandato à disposição dos prefeitos. “A realidade que vivemos supera qualquer tipo de debate técnico. Coloco meu mandato à disposição dos prefeitos”, disse.
Entre as proposições discutidas, o deputado apontou o PLP 50/2025 como o projeto com maior potencial de avanço no curto prazo. A proposta modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal para dispensar exigências burocráticas no repasse de transferências voluntárias da União a estados e municípios em situações de emergência ou calamidade pública reconhecidas. Atualmente, é apontada como uma das principais barreiras para a chegada rápida de recursos às prefeituras em crise.
O parlamentar também defendeu o avanço da PEC 44/2023, em tramitação no Senado. A proposta destina parte das emendas parlamentares e do orçamento da União a ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres. Prates ainda sinalizou apoio à regulamentação definitiva do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), criado em 1969, porém, ainda dependente de regulamentação para operar plenamente com repasses descentralizados às gestões locais.
Também foram incluídos na pauta o PL 1.542/2024, que institui o Programa Nacional de Auxílio e Cooperação Intermunicipal em Situações de Emergência (PNACi) e permite que prefeituras compartilhem máquinas e equipamentos, como retroescavadeiras e tratores, em casos de desastre; e o REQ 1.762/2024, pedido de urgência para agilizar a análise do PL 580/2019, que reserva 1% da receita das loterias para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas.
Regra vale para novos requerimentos e prevê exceções para idosos acima de 80 anos, pessoas com dificuldade de locomoção e moradores de áreas remotas
Os requerentes de benefícios previdenciários e assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão até 30 dias para regularizar o cadastro biométrico, caso sejam notificados pelo órgão. O prazo começa a contar a partir da comunicação da exigência. Se a pendência não for resolvida nesse período, o INSS poderá considerar que houve desistência do pedido do benefício.A determinação está prevista na Portaria nº Nº 1.347, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última segunda-feira (22). A norma se aplica aos benefícios requeridos a partir de 21 de novembro de 2025. No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a exigência já vale para as solicitações protocoladas desde 1º de setembro de 2024.
Na prática, o requerente ou o seu representante legal deverá comprovar a existência do registro biométrico em pelo menos uma das seguintes bases oficiais do governo:
Carteira de Identidade Nacional (CIN);
Título Eleitoral; ou
Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dispensa da biometria
A portaria prevê exceções à obrigatoriedade do cadastro biométrico. Estão dispensados da exigência:
idosos com mais de 80 anos;
migrantes, refugiados e apátridas;
brasileiros residentes no exterior;
pessoas impossibilitadas de se deslocar por mais de 30 dias em razão de doença ou deficiência, mediante apresentação de atestado médico;
moradores de áreas remotas definidas na portaria; e
requerentes de salário-maternidade, benefício por incapacidade ou pensão por morte.
Fonte: Brasil 61
Relatório de Gestão deve ser enviado por prefeituras que receberam transferências especiais; levantamento da CNM aponta pendências em 82% dos municípios
Uso de novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) e atuação do BPRv foram responsáveis pelos números positivos.
A Operação São João 2026 contabiliza 45 foragidos da Justiça alcançados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública e redução dos acidentes nas rodovias estaduais. O balanço parcial foi encerrado na madrugada desta quinta-feira (25).
Evento reuniu grupos juninos da região e distribuiu mais de R$ 13 mil em premiações
O Entroncamento de Jaguaquara foi palco de mais uma edição do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, evento que reuniu grupos escolares e comunitários em uma celebração marcada pela cultura, criatividade e valorização das tradições nordestinas.Cinco quadrilhas participaram da disputa pelo título de campeã de 2026, apresentando temas variados e espetáculos que encantaram o público e os jurados. Ao todo, a organização distribuiu mais de R$ 13,5 mil em premiações entre os participantes.
A grande campeã da noite foi a quadrilha Chapéu de Palha, do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora. Com o tema "Arraiá da Copa", o grupo levou para a arena uma apresentação inspirada no universo do futebol, conquistando a melhor pontuação da competição e o prêmio de R$ 5 mil.
O segundo lugar ficou com a Quadrilha Junina do Colégio Pio XII, que apresentou o espetáculo "Nascer da Estrela Guia" e recebeu R$ 4,5 mil pela conquista. Já a terceira colocação foi para a quadrilha Choveu Garoou, da Escola Diana Jusciene, que levou ao público o tema "Onde o Saber Brota, a Esperança Floresce", garantindo R$ 4 mil em premiação.
A quadrilha Flor de Mandacaru, da Escola Municipal Everaldo Souza Santos, ficou na quarta posição com o tema "Vila Brasil". Encerrando a classificação oficial, a Quadrilha da Rua Nova conquistou o quinto lugar ao apresentar o tema "Toda Toa". As duas equipes também foram contempladas com premiações oferecidas pela organização.
Durante as apresentações, os jurados avaliaram aspectos como coreografia, figurino, harmonia, musicalidade, criatividade e animação. O concurso reforçou a importância das festas juninas como instrumento de preservação cultural e integração entre estudantes, famílias e comunidade.
O evento consolidou-se como uma das principais atrações do período junino no município, incentivando a participação popular e valorizando os talentos locais.
📸 O vídeo da festa podem ser conferidos nas redes sociais da NED TV.
Atacante marca dois gols, Matheus Cunha completa o placar e Neymar volta a vestir a camisa da Seleção após quase três anos
![]() |
| Direitos autorais: 2026 Getty Images |
O Brasil começou a partida em ritmo intenso e abriu o marcador logo aos seis minutos. Após pressão na saída de bola escocesa, Vini Jr. aproveitou a oportunidade, driblou o goleiro e balançou as redes.
Com domínio das ações durante a maior parte do primeiro tempo, a Seleção ampliou ainda antes do intervalo. Em mais uma jogada construída a partir da recuperação da posse de bola, Bruno Guimarães encontrou Vini Jr., que marcou seu segundo gol na partida.
Na etapa final, a Escócia tentou reagir, mas encontrou dificuldades diante da sólida atuação defensiva brasileira. Aos 15 minutos, Matheus Cunha recebeu passe de Bruno Guimarães dentro da área e finalizou com precisão para fazer o terceiro gol da equipe.
Além da vitória convincente, a partida marcou o retorno de Neymar à Seleção Brasileira. O camisa 10 entrou aos 30 minutos do segundo tempo, encerrando um período de quase mil dias sem atuar com a camisa amarelinha. Muito aplaudido pelos torcedores, o atacante participou de boas jogadas e demonstrou qualidade nos minutos em que esteve em campo.
Com os dois gols marcados diante da Escócia, Vini Jr. chegou a quatro gols em três partidas na Copa do Mundo. O atacante entrou para uma lista histórica de jogadores brasileiros que marcaram nas três primeiras partidas de um Mundial, feito alcançado anteriormente apenas por Jairzinho, Romário, Ronaldo e Rivaldo.
Agora, o Brasil aguarda a definição do Grupo F para conhecer seu adversário nas oitavas de final. A próxima partida da Seleção está marcada para segunda-feira, em Houston.
Classificado e líder do Grupo C, o Brasil segue firme na busca pelo hexacampeonato mundial.





.jpeg)



