Notícias do Vale

NED TV

🔴 NED TV ONLINE
▶ Últimos vídeos publicados automaticamente no canal

Notícias da Bahia

Notícias do Brasil

Falta d'água revolta moradores de Itiruçu: promessa da água do Paraguaçu ainda não se concretizou

O sonho de ter água de qualidade e abastecimento regular em Itiruçu parece estar cada vez mais distante. A tão aguardada chegada da água do Paraguaçu, que representava esperança para milhares de moradores, tem dado lugar à frustração diante das constantes interrupções no fornecimento.

Segundo relatos de moradores, em diversas localidades há cerca de cinco dias as torneiras permanecem secas, obrigando muitas famílias a recorrerem à compra de água mineral para suprir necessidades básicas. A população esperava finalmente deixar para trás esse cenário, mas a realidade continua sendo de incerteza.

A Embasa volta a ser alvo de críticas pela precariedade do abastecimento. Para muitos moradores, a mudança para a água do Paraguaçu ainda não trouxe a regularidade prometida, aumentando a indignação da população.

Após décadas convivendo com questionamentos sobre a qualidade da água do antigo sistema de abastecimento, a expectativa era de que a nova adutora representasse uma solução definitiva. No entanto, além das frequentes faltas de água, moradores também relatam preocupações quanto à qualidade da água que chega às residências.

A reportagem entrou em contato com a Central de Atendimento da Embasa, por meio do telefone 0800 055 5195. De acordo com a atendente, não havia, no momento da consulta, nenhum registro de ocorrência ou paralisação do fornecimento de água para o município de Itiruçu. A informação causa ainda mais estranheza entre os consumidores, que afirmam enfrentar dias sem abastecimento e cobram uma explicação oficial da empresa.

Enquanto isso, a população segue aguardando uma solução definitiva. Água não é luxo, é um direito básico. Os moradores esperam que a Embasa esclareça os motivos da falta de abastecimento e restabeleça o fornecimento com regularidade, qualidade e respeito aos consumidores.

Em agendas com o Ministério do Meio Ambiente e parlamentares, gestores municipais cobraram menos burocracia, mais recursos e apoio à preparação dos municípios

Gestores municiais ligados à Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) intensificaram a articulação com o governo federal e o Congresso Nacional para tentar destravar medidas de prevenção e resposta aos efeitos do El Niño nos municípios brasileiros. 

Após debates sobre os impactos do fenômeno climático, durante a 1ª reunião da Comissão Permanente de Adaptação, Mitigação e Prevenção de Desastres (CAMP/FNP), a comitiva liderada por Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, cumpriu agenda com o ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, e com o deputado federal Léo Prates (Republicanos-BA).

No encontro com o ministro, Sebastião Melo e o prefeito de Maringá, Silvio Barros, presidente da CAMP/FNP, reforçaram pedidos e sugestões já encaminhados pela entidade ao Ministério por meio de ofício. O documento reúne as principais demandas dos governos locais para reforçar a preparação das cidades diante do El Niño.

Entre os pontos apresentados estão a participação efetiva dos municípios na formulação, no diagnóstico, na implementação e no monitoramento de políticas públicas ambientais e climáticas; a facilitação do acesso das prefeituras ao Fundo Clima; e a ampliação do apoio técnico a cidades com menor capacidade institucional ou subfinanciadas.

Plano de ação 

Durante a reunião, os gestores também apresentaram o plano de ação da FNP, com destaque para a articulação no Legislativo em torno do Projeto de Lei 1.768/2024. A proposta trata da ajuda mútua entre os entes locais. Outra proposta levada à discussão foi a possibilidade de criação de uma taxa de drenagem urbana, além da necessidade de capacitação permanente dos gestores.

A comitiva defendeu o fortalecimento do chamado federalismo climático, com articulação entre os diferentes níveis de governo, maior capacidade de resposta e menos burocracia para acessar o Fundo Clima. Os prefeitos também reforçaram o papel dos governos locais no cumprimento das metas do Acordo de Paris e no enfrentamento das mudanças climáticas.

Programas federais 

Durante o encontro, o Ministério apresentou programas federais em andamento, como o ArborizaCidades, o AdaptaCidades e o Cidades Verdes Resilientes. A Pasta também destacou a parceria já firmada com a FNP, inclusive no âmbito do Programa Mutirão Brasil. O governo federal informou ainda que instalou uma Sala de Situação, sob coordenação da Casa Civil, para acompanhar o El Niño.

Ao receber a delegação, o ministro João Paulo Capobianco enfatizou a relevância da aproximação com as prefeituras. “O que a FNP nos traz é música para os nossos ouvidos. É fundamental a integração, vamos estreitar a relação e estabelecer uma agenda para as cidades”, afirmou.

Aproximação com o Congresso Nacional

Depois da agenda no ministério, o deputado federal Léo Prates participou de um almoço na sede da FNP com Sebastião Melo, Silvio Barros, Heron Guimarães, prefeito de Betim, Guilherme Guimarães, prefeito de Montes Claros, e Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais. A reunião se concentrou no Congresso Nacional e no conjunto de propostas que, na avaliação do grupo, precisam avançar com urgência antes do agravamento dos riscos provocados pelo El Niño.

Prates, que foi vereador de Salvador e secretário em duas pastas da capital baiana, colocou o mandato à disposição dos prefeitos. “A realidade que vivemos supera qualquer tipo de debate técnico. Coloco meu mandato à disposição dos prefeitos”, disse.

Entre as proposições discutidas, o deputado apontou o PLP 50/2025 como o projeto com maior potencial de avanço no curto prazo. A proposta modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal para dispensar exigências burocráticas no repasse de transferências voluntárias da União a estados e municípios em situações de emergência ou calamidade pública reconhecidas. Atualmente, é apontada como uma das principais barreiras para a chegada rápida de recursos às prefeituras em crise.

O parlamentar também defendeu o avanço da PEC 44/2023, em tramitação no Senado. A proposta destina parte das emendas parlamentares e do orçamento da União a ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres. Prates ainda sinalizou apoio à regulamentação definitiva do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), criado em 1969, porém, ainda dependente de regulamentação para operar plenamente com repasses descentralizados às gestões locais.

Também foram incluídos na pauta o PL 1.542/2024, que institui o Programa Nacional de Auxílio e Cooperação Intermunicipal em Situações de Emergência (PNACi) e permite que prefeituras compartilhem máquinas e equipamentos, como retroescavadeiras e tratores, em casos de desastre; e o REQ 1.762/2024, pedido de urgência para agilizar a análise do PL 580/2019, que reserva 1% da receita das loterias para o Fundo Nacional para Calamidades Públicas.

Fonte: Brasil 61

Regra vale para novos requerimentos e prevê exceções para idosos acima de 80 anos, pessoas com dificuldade de locomoção e moradores de áreas remotas

Os requerentes de benefícios previdenciários e assistenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão até 30 dias para regularizar o cadastro biométrico, caso sejam notificados pelo órgão. O prazo começa a contar a partir da comunicação da exigência. Se a pendência não for resolvida nesse período, o INSS poderá considerar que houve desistência do pedido do benefício. 

A determinação está prevista na Portaria nº Nº 1.347, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última segunda-feira (22). A norma se aplica aos benefícios requeridos a partir de 21 de novembro de 2025. No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a exigência já vale para as solicitações protocoladas desde 1º de setembro de 2024. 

Na prática, o requerente ou o seu representante legal deverá comprovar a existência do registro biométrico em pelo menos uma das seguintes bases oficiais do governo: 

Carteira de Identidade Nacional (CIN); 

Título Eleitoral; ou 

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dispensa da biometria

A portaria prevê exceções à obrigatoriedade do cadastro biométrico. Estão dispensados da exigência: 

idosos com mais de 80 anos; 

migrantes, refugiados e apátridas; 

brasileiros residentes no exterior; 

pessoas impossibilitadas de se deslocar por mais de 30 dias em razão de doença ou deficiência, mediante apresentação de atestado médico; 

moradores de áreas remotas definidas na portaria; e 

requerentes de salário-maternidade, benefício por incapacidade ou pensão por morte. 

Fonte: Brasil 61 

Relatório de Gestão deve ser enviado por prefeituras que receberam transferências especiais; levantamento da CNM aponta pendências em 82% dos municípios

Municípios que receberam, em 2025, recursos federais por meio das chamadas Emendas Pix precisam enviar até o dia 30 de junho o Relatório de Gestão no Transferegov.br
O envio passou a ser obrigatório com a Instrução Normativa TCU 93/2024 e deve ser repetido todos os anos até que os valores transferidos sejam totalmente executados. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores a não deixarem o prazo passar.

A exigência vale também para as chamadas Emendas Especiais de Legado, referentes ao período de 2020 a 2024. Nesses casos, mesmo com a dispensa da análise dos planos de trabalho pelos órgãos setoriais, as prefeituras continuam obrigados a apresentar o Relatório de Gestão. 
A CNM ressalta que a flexibilização na análise dos planos não substitui a obrigação de prestar contas dos recursos recebidos.
Pendências 
Levantamento da entidade mostra que a maior parte dos entes municipais ainda tem pendências. Hoje, cerca de 82% dos municípios brasileiros — 4.590 ao todo — apresentam problemas relacionados a pelo menos uma Emenda Especial por não terem preenchido o relatório. 
A regularização, segundo a Confederação, é necessária para evitar medidas dos órgãos de controle, entre elas a abertura de Tomada de Contas Especial.
Fiscalização

O monitoramento sobre a aplicação desses recursos também vem sendo reforçado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) realize auditorias nos entes federados que já tiveram planos de trabalho aprovados e apresentaram relatórios de gestão, em uma tentativa de ampliar a transparência e a rastreabilidade na execução das emendas.

Além disso, decisões recentes do STF têm ampliado a pressão sobre estados e municípios para que cumpram as exigências ligadas à execução e à prestação de contas desses recursos. Em casos de irregularidades, a Corte admite a aplicação de sanções e multas. Entre as medidas já adotadas, há situações em que o valor da penalidade pode corresponder ao montante da emenda recebida pela prefeitura.
Setor do Turismo

No dia 9 de junho, ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinou que estados e municípios que não informarem o uso de recursos recebidos por meio das chamadas emendas Pix para a realização de eventos poderão ser penalizados com multa. 
A determinação faz parte das medidas voltadas ao aumento da transparência e da rastreabilidade das emendas parlamentares.

A decisão prevê multa diária de 1% sobre o valor de cada emenda para os entes que deixarem de apresentar planos de trabalho, complementar cadastros ou enviar relatórios de gestão relativos a recursos transferidos por emendas individuais, na modalidade transferência especial, entre 2020 e 2024. A cobrança será mantida até que as pendências sejam resolvidas.

Pelo despacho, o Ministério do Turismo terá prazo de 10 dias corridos para identificar e notificar os estados e municípios em situação irregular. Nesse mesmo período, a pasta também deverá atualizar os dados sobre emendas destinadas a eventos que já foram mapeadas, mas ainda estão sem plano de trabalho ou com a prestação de contas pendente.

Fonte: Brasil 61

Uso de novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) e atuação do BPRv foram responsáveis pelos números positivos.

A Operação São João 2026 contabiliza 45 foragidos da Justiça alcançados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública e redução dos acidentes nas rodovias estaduais. O balanço parcial foi encerrado na madrugada desta quinta-feira (25).

O emprego das novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) garantiu a ampliação da cobertura de câmeras. Os 13 novos veículos, que possuem nove câmeras embarcadas, auxiliaram na captura de criminosos em 24 municípios da Bahia.

Os procurados foram presos nas cidades de Amargosa, Barra, Camaçari, Campo Formoso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Gandu, Glória, Itaberaba, Itapé, Itororó, Jandaíra, Jequié, Laje, Mata de São João, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, São Domingos, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Teofilândia e Vitória da Conquista.

Os foragidos respondem a processos por homicídio, estupro, receptação, tráfico de drogas, furto, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.

“Agradeço aos policiais, peritos e bombeiros, além dos servidores da SSP pela total dedicação na Operação São João 2026. A redução da criminalidade nos festejos tem relação direta com o trabalho dos nossos guerreiros e guerreiras”, destacou o secretário Marcelo Werner.

Acrescentou ainda que 27 mil profissionais seguem intensificando as ações em todo o estado. “Seguimos com a Operação São João até o dia 30 de junho, nos eventos de São Pedro”, completou Werner.

Segurança nas estradas

Ao longo do período do São João, equipes do BPRv registraram uma queda de 50% nos números de acidentes sem vítima. No período, blitz itinerantes, verificações de documentos, testes de bafômetros e inspeções veiculares foram realizadas nas estradas de maneira constante pelos policiais.

De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Fabrício de Oliveira, a unidade ainda registrou um aumento de 75% nos flagrantes e de 33% na recuperação dos veículos com restrição de furto ou roubo, em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Faço um destaque para a cidade de Irecê e região, localidade que recebeu o maior número de baianos e turistas no interior. Por lá registramos uma redução de 100% nos sinistros nas estradas”, detalhou.

Evento reuniu grupos juninos da região e distribuiu mais de R$ 13 mil em premiações

O Entroncamento de Jaguaquara foi palco de mais uma edição do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, evento que reuniu grupos escolares e comunitários em uma celebração marcada pela cultura, criatividade e valorização das tradições nordestinas.

Cinco quadrilhas participaram da disputa pelo título de campeã de 2026, apresentando temas variados e espetáculos que encantaram o público e os jurados. Ao todo, a organização distribuiu mais de R$ 13,5 mil em premiações entre os participantes.

A grande campeã da noite foi a quadrilha Chapéu de Palha, do Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora. Com o tema "Arraiá da Copa", o grupo levou para a arena uma apresentação inspirada no universo do futebol, conquistando a melhor pontuação da competição e o prêmio de R$ 5 mil.

O segundo lugar ficou com a Quadrilha Junina do Colégio Pio XII, que apresentou o espetáculo "Nascer da Estrela Guia" e recebeu R$ 4,5 mil pela conquista. Já a terceira colocação foi para a quadrilha Choveu Garoou, da Escola Diana Jusciene, que levou ao público o tema "Onde o Saber Brota, a Esperança Floresce", garantindo R$ 4 mil em premiação.

A quadrilha Flor de Mandacaru, da Escola Municipal Everaldo Souza Santos, ficou na quarta posição com o tema "Vila Brasil". Encerrando a classificação oficial, a Quadrilha da Rua Nova conquistou o quinto lugar ao apresentar o tema "Toda Toa". As duas equipes também foram contempladas com premiações oferecidas pela organização.

Durante as apresentações, os jurados avaliaram aspectos como coreografia, figurino, harmonia, musicalidade, criatividade e animação. O concurso reforçou a importância das festas juninas como instrumento de preservação cultural e integração entre estudantes, famílias e comunidade.

O evento consolidou-se como uma das principais atrações do período junino no município, incentivando a participação popular e valorizando os talentos locais.

📸 O vídeo da festa podem ser conferidos nas redes sociais da NED TV.

Atacante marca dois gols, Matheus Cunha completa o placar e Neymar volta a vestir a camisa da Seleção após quase três anos

Direitos autorais: 2026 Getty Images
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e garantiu a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira, em Miami. O grande destaque da partida foi Vini Jr., autor de dois gols, enquanto Matheus Cunha fechou o placar na melhor apresentação da equipe comandada por Carlo Ancelotti no torneio.

O Brasil começou a partida em ritmo intenso e abriu o marcador logo aos seis minutos. Após pressão na saída de bola escocesa, Vini Jr. aproveitou a oportunidade, driblou o goleiro e balançou as redes.

Com domínio das ações durante a maior parte do primeiro tempo, a Seleção ampliou ainda antes do intervalo. Em mais uma jogada construída a partir da recuperação da posse de bola, Bruno Guimarães encontrou Vini Jr., que marcou seu segundo gol na partida.

Na etapa final, a Escócia tentou reagir, mas encontrou dificuldades diante da sólida atuação defensiva brasileira. Aos 15 minutos, Matheus Cunha recebeu passe de Bruno Guimarães dentro da área e finalizou com precisão para fazer o terceiro gol da equipe.

Além da vitória convincente, a partida marcou o retorno de Neymar à Seleção Brasileira. O camisa 10 entrou aos 30 minutos do segundo tempo, encerrando um período de quase mil dias sem atuar com a camisa amarelinha. Muito aplaudido pelos torcedores, o atacante participou de boas jogadas e demonstrou qualidade nos minutos em que esteve em campo.

Com os dois gols marcados diante da Escócia, Vini Jr. chegou a quatro gols em três partidas na Copa do Mundo. O atacante entrou para uma lista histórica de jogadores brasileiros que marcaram nas três primeiras partidas de um Mundial, feito alcançado anteriormente apenas por Jairzinho, Romário, Ronaldo e Rivaldo.

Agora, o Brasil aguarda a definição do Grupo F para conhecer seu adversário nas oitavas de final. A próxima partida da Seleção está marcada para segunda-feira, em Houston.

Brasil 3 x 0 Escócia
⚽ Vini Jr. (2)
⚽ Matheus Cunha

Classificado e líder do Grupo C, o Brasil segue firme na busca pelo hexacampeonato mundial.

OUÇA NED RÁDIO

Campanha Educativa

🚨 Denuncie a Violência Contra a Mulher

Violência contra a mulher é crime. Não se cale. Sua denúncia pode salvar uma vida.

📞 Ligue 180

Central de Atendimento à Mulher – atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia.

✋ Respeito, proteção e justiça para todas as mulheres.


CAMPANHA:Itiruçu Notícias, Ned web Rádio e NEDtv

Anúncios




Esportes

Notícias de Itiruçu

GIRO PELO MUNDO