Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

PP e União Brasil selam federação e formam maior força do Congresso Nacional

PP e União Brasil selam federação e formam maior força do Congresso Nacional

União Progressista cria tensão entre prefeitos locais do PP, já alinhados ao governo Jerônimo Rodrigues

Em um ato político realizado nesta terça-feira (29), no Salão Negro da Câmara dos Deputados, os partidos Progressistas (PP) e União Brasil oficializaram a criação da União Progressista, nova federação que passa a ser a maior força no Congresso Nacional. O movimento representa um dos principais marcos na pré-corrida eleitoral para 2026.

O evento reuniu lideranças de todo o país e deixou claro o posicionamento político da nova federação: independência em relação ao governo Lula, defesa do livre mercado, responsabilidade fiscal e políticas voltadas à inclusão econômica com foco no crescimento.

O destaque da solenidade foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, atualmente o único presidenciável declarado do grupo, que ganhou espaço e tempo para consolidar seu nome até as eleições de 2026. A federação também avalia nomes como Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Ratinho Júnior, apontando para a construção de um novo eixo de centro‑direita no país.

Com a criação da União Progressista, a situação política de alguns prefeitos da região pode se tornar delicada. É o caso dos prefeitos de Itiruçu, Ubiratan Moraes (Bira), e de Lagedo do Tabocal, Marquinhos, ambos filiados ao PP, mas que já vêm mantendo uma relação próxima com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), ligado ao campo governista.

Em Jequié, o cenário também é sensível: o prefeito Zé Cocá, mesmo sendo do PP, já sinalizou apoio à reeleição de Jerônimo. O deputado estadual Hassan Iossef, também ligado à região, é outro nome do PP que demonstrou simpatia pela continuidade do atual governo estadual.

No âmbito da Bahia, o pré‑candidato ao governo do estado ACM Neto (União Brasil) deverá enfrentar forte resistência de prefeitos do PP que já declararam apoio ao governo Jerônimo Rodrigues. Esse apoio local pode enfraquecer a articulação de Neto junto às lideranças do partido no interior baiano, tornando o jogo político mais acirrado na disputa de 2026.

Essa movimentação cria um ambiente de tensão e possíveis reconfigurações políticas, já que a nova federação busca se firmar como uma alternativa de oposição e poderá exigir maior alinhamento de seus filiados em nível nacional e estadual

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter