Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Na Espanha, Lula diz que espera concluir acordo entre Mercosul e União Europeia

Na Espanha, Lula diz que espera concluir acordo entre Mercosul e União Europeia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta terça-feira (25/4), o discurso de encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha, em Madri. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República ao Itiruçu Notícias através de email, em um pronunciamento de pouco mais de 30 minutos, ele defendeu parcerias entre instituições públicas e privadas, o protagonismo do Brasil no cenário mundial e a assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
 
"O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia e esperamos ter boas notícias ainda este ano. É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e que contribua para a industrialização do Brasil”. Disse Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

“O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia e esperamos ter boas notícias ainda este ano. É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e que contribua para a industrialização do Brasil”, afirmou.
 
Lula chamou de “feliz coincidência” o fato de que o Brasil passará a ocupar a presidência semestral do Mercosul em julho enquanto a Espanha fará o mesmo no bloco europeu. Segundo ele, isso “permitirá avanços substantivos para a conclusão do acordo”. Para ele, a presidência espanhola na União Europeia deverá ajudar na conclusão do acordo.
 
Lula lembrou que, na última vez em que esteve na Casa da América em Madri, local onde houve o fórum desta semana, foi para falar sobre um programa de recuperação global após a pandemia da Covid-19. Na ocasião, em 2021, ele questionou sobre o desejo da humanidade de voltar à normalidade e lançou uma pergunta:
 
“Para qual normal a humanidade deseja voltar? Porque a verdade é que muito antes do primeiro caso da Covid 19, o mundo já estava doente, vítima de outros vírus igualmente nefastos: a desigualdade e o extremismo”, declarou o presidente. “Tenho plena consciência de que essa não é uma empreitada de um presidente só. Não podemos fazer sozinhos. É importante que a gente tenha um compromisso com toda a sociedade brasileira e aqui é que o setor privado desempenha um papel decisivo (...) porque só assim conseguiremos fazer o país crescer e melhorar a vida de milhões de cidadãos”.

Ele destacou que a Espanha é hoje o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Atualmente, o estoque de investimentos espanhóis é de US$ 63 bilhões. Várias dessas empresas estiveram entre as participantes do fórum Brasil-Espanha, que terminou nesta terça.

“Ouvimos o relato de casos de sucesso de empresas espanholas no Brasil nos mais diversos setores: financeiro, comunicação, energético, infraestrutura e turismo. E esse sucesso não é só medido pelos resultados financeiros dessas companhias ou pelos lucros que trazem aos seus acionistas. É medido sobretudo pelo impacto positivo por meio da geração de emprego e distribuição de renda. A estabilidade política e o crescimento da economia brasileira voltarão a trazer excelente retorno as empresas espanholas”, disse.

Para o presidente, além do crescimento, é essencial que o Brasil retome seu papel não só nas relações internacionais, mas também na proteção ao meio ambiente, no enfrentamento das mudanças climáticas e em outras questões globais.

“O dado concreto é que eu voltei a governar o Brasil com o único objetivo, é uma obsessão: recuperar a credibilidade do Brasil diante do mundo, recuperar o processo democrático do Brasil e fazer com que o Brasil volta a ser protagonista, sobretudo na questão climática. O Brasil sabe o potencial que temos em qualquer forma de energia limpa. Um potencial extraordinário, que vamos utilizar para melhorar não só a capacidade produtiva do país, mas a vida do povo brasileiro”, destacou Lula.

Foto: Ricardo Stuckert/ PR


Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.


OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter