Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Em Itabuna, 696 famílias que perderam suas casas em desastre receberão nova moradia do Governo Federal

Em Itabuna, 696 famílias que perderam suas casas em desastre receberão nova moradia do Governo Federal
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) vai investir R$ 82,9 milhões na construção de moradias para 696 famílias de Itabuna, na Bahia, que perderam suas casas devido às fortes chuvas que atingiram a região no fim do ano passado ou que vivem em área de risco de inundações. Os recursos também contemplam a instalação de dois parques lineares às margens do Rio Cachoeira.

A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta segunda-feira (24) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Também estiveram presentes à cerimônia o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

“A recomendação do presidente Lula é que, nos casos de desastres, estejamos presentes desde o primeiro momento, de norte a sul deste País, para garantir ajuda humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução daquilo que, por ventura, for destruído durante os incidentes”, ressaltou o ministro Waldez Góes.

“Desde o primeiro dia de governo, o presidente, o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo (Rodrigues) pediram minha atenção total a essa agenda e hoje estamos aqui para assinar a ordem de serviço para construção das casas e dos parques lineares”, completou o ministro Waldez Góes.

Com a construção das casas, comunidades que residiam em área de risco de inundações, às margens do Rio Cachoeira, serão reassentadas em dois empreendimentos habitacionais situados em áreas seguras. Já os moradores de locais vulneráveis nos bairros de Maria Matos, Nova Itabuna, Ferradas, Nova Ferradas e Vila da Paz passarão a morar em dois empreendimentos, situados nos bairros Novo São Lourenço e Jorge Amado.

Além disso, com o objetivo de eliminar áreas de risco, prevenir reocupações nos locais afetados e oferecer uma opção de lazer à população, serão reconstruídos dois parques lineares às margens do Rio Cachoeira.

“Assinamos hoje a ordem de serviço para construção, em parceria com o Governo Federal, de quase 700 casas. Vamos seguir fortalecendo parcerias para, juntos, levarmos dignidade para mais baianas e baianos”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

Chuvas intensas nos últimos dias

A região litorânea baiana vem novamente sofrendo com chuvas intensas desde sexta-feira (21). Grande parte dos municípios que se encontram nesta região são cercadas por encostas, como é o caso de Ilhéus. O MIDR, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, já está atuando no local desde o fim de semana

“Desde sábado, a equipe da Defesa Civil Nacional está aqui na Bahia, assistindo Ilhéus e Santa Cruz de Cabrália, discutindo os planos de trabalho para podermos dar toda a assistência a comunidade local”, informou o ministro Waldez Góes.

Com relação aos perigos de um desastre no local, o ministro Rui Costa se mostrou preocupado e garantiu o contato com as autoridades locais para colocar em prática um plano para conter deslizamentos.

“Conversamos com o prefeito de Ilhéus sobre a necessidade urgente da apresentação de um plano de contenção de encostas. De acordo com o prefeito, o plano está quase finalizado e, por intermédio do MIDR, vamos realizar esse plano para evitar os deslizamentos com vítimas fatais”, afirmou Rui Costa.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter