.

Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Audios & Vídeos

Você está em:

Jogadores do futebol de amputados visitam a Sudesb para agradecer apoio e apresentar planejamento para 2023

Representantes da Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) apresentaram, em reunião nesta terça-feira, 07, na sede da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Renda e Esporte (Setre), o planejamento do futebol de amputados baiano para o ano de 2023, tendo, como principais ações para o calendário de 2023, a realização do campeonato baiano e participações na Copa Nordeste e no Brasileiro da Modalidade.   

A reunião marcou também os agradecimentos pelo apoio da autarquia do esporte, principalmente na concessão de passagens que garantiram a presença dos quatro times associados à ABDA em torneios realizados em outros estados.  Das quatro equipes que disputaram as finais do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados – Série B, em 2022, três eram da Bahia, tendo o time Bahia conquistado o título de campeão, passando, agora em 2023, a disputar o torneio na série A.  

Realizada em Fortaleza de 02 e 06 de novembro do ano passado, a competição reuniu mais de 200 atletas de vários estádios brasileiros e teve organização da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Físicos (ABDF).

Além de o título de campeão ficar com um time baiano,  o SSA–Amput, que também ficou em primeiro lugar no Norte-Nordeste da modalidade em 2022 durante torneio realizado na cidade de Camaçari, e o EC Vitória foram os outros times baianos que conquistaram, respectivamente, o terceiro e quarto lugares. O título de vice-campeã ficou com a equipe anfitriã, a cearense Andesul. A Bahia ainda faturou o troféu de melhor artilheiro da competição, título assegurado pelo jogador Alex Fabiano, com quatro gols, que disputou o torneio pelo time Vitória.

Para 2023, a meta da ABDA, que reúne 45 membros, é emplacar um time do estado como campeão do Nordeste, campeão da Copa Brasil e estar entre os três melhores colocados no Campeonato Brasileiro da Série A. Atualmente, os quatro times baianos, contando com o Itabuna, são representados por atletas de nove municípios do estado: Mata da São João, Simões Filho, Porto Seguro, Ponto Novo, Tucano, Santa Bárbara, Salinas, além da capital e de Itabuna.  

Presença feminina – Na conversa mantida com o grupo, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a importância de se estimular a participação feminina no treinamento e nas competições do futebol de amputados. Atualmente, apenas quatro mulheres praticam a modalidade no estado. “Temos que incentivar a participação feminina, criando as condições e viabilizando a inclusão das mulheres na modalidade. Este é também um desafio importante para a ABDA. No que depender para isso se efetivar, a Sudesb está aqui para apoiar”, enfatizou o diretor.

Presente na reunião, o presidente da ABDA, Luciano Reis, destacou o quanto a modalidade de amputados cresceu nos últimos anos, saindo de uma para quatro equipes organizadas e com treinamento regular. Na sua opinião, “esse desenvolvimento deve-se ao apoio da Sudesb, que vem apostando no nosso potencial profissional e social da entidade. Traçamos nossos objetivos e esperamos desenvolver ainda mais a modalidade em todas as direções, inclusive atraindo a participação feminina”,   afirmou Luciano.
Ascom Sudesb

Redação Itiruçu Notícias

A informação que você precisa saber, no tempo certo e comprovada!.

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.


OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Notícias de Itiruçu

Anúncios

Gil Gravações
GS SOM

Facebook


Notícias do Esporte