Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

China lança mísseis durante exercícios; Taiwan ativa defesa

O Exército Popular de Libertação da China lançou exercícios militares em larga escala e atividades de treinamento, incluindo exercícios de tiro real, no espaço marítimo e aéreo de seis zonas ao redor de Taiwan, nesta quinta-feira (04/08).

O Ministério da Defesa da ilha confirmou que o país asiático "lançou diversos mísseis balísticos" nas águas do norte e do sul da região. Segundo o representante, os disparos foram feitos a partir das 13h46 (2h46, em Brasília) e, como resposta, o governo do território ativou seus sistemas de defesa antimísseis. Para a pasta, as ações chinesas "são irracionais" e "ameaçam a paz e a estabilidade regionais".

As operações militares chinesas foram reativadas em resposta à visita recentemente concluída da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, que foi descrita pela China como uma violação da soberania nacional e integridade territorial do gigante asiático, uma "provocação" e uma "traição" de Washington.

Os treinamentos foram iniciados ao meio-dia (1h, em Brasília) e, oficialmente, devem seguir até às 12h do próximo domingo (07/08), mas Taipei informa que os chineses adicionaram uma nova área de atuação para as manobras militares - a sétima - e que agora elas serão realizadas até a segunda-feira (09/08), às 10h.

Em nota, o coronel Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental, afirmou que o lançamento de mísseis "atingiu com precisão todos os objetivos" e que as atividades marítimas "permitiram testar as capacidades de ataques de precisão e de bloqueio da área". "A missão está sendo um verdadeiro sucesso", acrescentou.

Além das ações marítimas, o treinamento chinês também prevê testes em terra firme e atividades de controle de espaço aéreo. A ideia, segundo informa a agência chinesa Xinhua, é fazer um "teste geral" sobre as capacidades de combate e de coordenação de tropas do exército.

A situação com Taiwan, porém, não é a única a elevar a tensão na região. Parte dos exercícios está sendo realizada próxima ao Japão e, conforme a mídia local, "isso pode acelerar as discussões já em andamento sobre o papel do país na contenção da crise em Taiwan, obrigando os políticos japoneses a pensar de maneira mais concreta em tal alternativa".

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter