Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Professores de Itiruçu aderem à paralisação nacional promovida pela CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou nesta quarta-feira 16 de março a Mobilização Nacional da Educação em defesa da valorização da categoria e do cumprimento do piso do magistério em todas as redes escolares. As ações nas ruas e nas redes foram realizadas pelos sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Em Itiruçu parte dos Professores através da APLB local também se organizaram, estando todos uniformizados e com faixas que diziam  "que não abre mão do piso",

As principais reivindicações da classe a nível nacional, são as seguintes:

– Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares.
– Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).
– Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação.
– Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes.
– Contra a Militarização escolar, o homeschooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido).

 Em Itiruçu no entanto o manifesto foi apenas sobre do reajuste de 33,24% nos salários .

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) já se pronunciou sobre o piso salarial dos professores,0  recomendando  que os prefeitos corrijam o piso salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medido nos 12 meses anteriores ao reajuste – a mesma métrica usada na correção do salário mínimo geral. O índice fechou 2021 em 10,16%. A CNM argumenta que a recomendação deve ser seguida até que “novas informações sejam fornecidas pelo governo federal”.

Segundo informações a Prefeitura de Itiruçu deve segue as orientações da CNM, já que orientações  o  reajuste tem sido uma bandeira defendida pela CNM há mais de 13 anos, que luta pela aprovação do texto original do Projeto de Lei (PL) 3.776/2008, com a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos doze meses anteriores para reajuste do piso.

Isso porque há um aumento real muito acima da inflação e do próprio Fundeb. O piso do magistério cresceu 204% entre 2009 e 2021, superando o crescimento de 104% da inflação mensurada pelo INPC e de 143% do Fundo, recurso que serve para o financiamento de todos os níveis da Educação Básica.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter