Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Bolsonaro veta distribuição gratuita de aborventes

O presidente vetou o projeto que determinava a distribuição gratuita de absorventes. O projeto, previa uso da verba destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, aprovado pelo Congresso, cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. 
Na hora de sancionar o projeto, Bolsonaro vetou o artigo 1º, que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos, e o artigo 3º, que estabelecia a lista de beneficiárias. Entre as mulheres que seriam beneficiadas estão:

Estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino; mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema; mulheres apreendidas e presidiárias, recolhidas em unidades do sistema penal; e mulheres internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa. 

"Quando qualquer projeto cria despesa, o parlamentar sabe que tem que apresentar a fonte de custeio. Quando não apresenta, se eu sanciono, eu estou incluso no artigo 85 da Constituição, crime de responsabilidade", argumentou o presidente para seus apoiadores. 

O Congresso  ja tinha definido que a fonte de custeio seria recursos SUS. Os parlamentares pode decidir manter ou derrubar vetos presidenciais. O prazo para essa avaliação é de 30 dias após a publicação do veto no "Diário Oficial", mas nem sempre ele é cumprido.

"Cada mulher teria oito absorventes por mês. Você vai fazer as contas no final. Ele [o relator] diz lá no projeto que custaria para nós 1 centavo cada absorvente. Eu perguntei: 'E a logística para distribuir no Brasil todo?' Eu não tenho alternativa, eu sou obrigado a vetar”, completou Bolsonaro. 

 O projeto foi especificado que os recursos seria da verba destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS), porem o presidente omitiu este detalhe. 

Quanto a logistica, seria a mesma que são encaminhados medicamentos entres materiais enviado pelo Ministério  da Saúde. Por seu um material bem leve pouco acrecentaria a despesa. Mas o presidente como é uma metamorfose ambulante daqui a pouco poderá desdizer tudo que disse antes.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter