Nossas redes sociais

some text  some text  some text  some text  some text  some text  some text 

"Viver como se cada instante fosse um milagre"
Arrow

Ouça Web Rádio Itirussu no seu celular ou tablet

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Pesquisa da Fiocruz aponta queda no ritmo de mortes por covid

Por: Redação Itiruçu Notícias - segunda-feira, 10 de maio de 2021 - 0 Comentários

Apesar da quantidade ainda alarmante de novos óbitos provocados pela pandemia no país, a plataforma Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, apontou uma redução de 28,3% na média móvel diária no último mês. Uma comparação entre os dias 9 de abril e 9 de maio mostra que o cálculo registrava cerca de 2.900 mortes diárias e passou a contar 2.100 vítimas fatais. Do dia 25 de abril para cá, ou seja, nas duas últimas semanas, a redução ficou em 15,8%.

Mesmo assim, a ferramenta considera que o país ainda passa por um período de manutenção da curva em alta, verificado em quase todos os estados, à exceção de Amazonas, Pará e Pernambuco, onde já se pode dizer que há uma tendência de queda.

A evolução dos novos casos notificados traz o mesmo panorama, mas dessa vez com uma exceção negativa, o Rio de Janeiro que ainda está numa trajetória de crescimento.

O pesquisador da Fiocruz, Christovam Barcelos, ressalta que na última quinta-feira, dia 6, o estado bateu um recorde de notificações de covid, 9.185, e mais de 70% delas vieram da capital, muito acima dos 40% geralmente verificados, o que mostra que os dados dos últimos dias também estão influenciados por informações represadas, mas já podem ser uma consequência das flexibilizações recentes.

O próprio prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, admitiu na última sexta que o pico de mais de 6.600 notificações se deu pelo lançamento em um único dia de muitos casos reportados anteriormente.

Em todo o país, a média móvel de casos em 9 de abril foi 66.156, caindo para 61.411 no dia 9 de maio, ou 7,17%. No entanto, a comparação com 14 dias antes mostra um aumento de 8%. Já no Estado do Rio, os casos passaram de 3.117 para 5.519 em um mês, 77% a mais,e na capital essa média móvel mais do que triplicou, de 1.041 para 3.702.

A média móvel é calculada somando-se os registros do dia com os seis dias anteriores e dividindo o resultado por sete. Desta forma, os pesquisadores conseguem ter um panorama melhor da tendência de evolução da doença naquele período, diluindo as baixas ou picos isolados.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE