Arrow

PRESSIONE o botão PLAY para reproduzir a rádio, caso não toque automaticamente. Estamos em fase de testes...




Chat Coronavírus atende a população da Bahia via internet

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 21 de abril de 2020 - 0 Comentários

Governo da Bahia tem concentrado esforços no combate ao coronavírus. Por entender que a devida orientação à população sobre a Covid-19 é fundamental no enfrentamento da doença, a Secretaria da Administração (Saeb) – por meio da Diretoria de Transformação Digital da Superintendência de Gestão da Inovação (CTD/SGI) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) – em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesab) lança, nesta segunda-feira (20), o Chat Coronavírus, um serviço de atendimento por meio de chatbot, ferramenta que utiliza de inteligência artificial para interagir com usuários na internet.

Para ser atendido, o cidadão deve acessar o portal do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) pelo computador ou dispositivo móvel. O serviço também é oferecido pelo aplicativo do SAC Digital (disponível para download no App Store ou Google Play) ou ainda através do WhatsApp, pelo número (71) 3118-8499, como explica o diretor de Transformação Digital da SGI, Anderson Barbosa. “O Chat Coronavirus tem o objetivo de ajudar na identificação de casos suspeitos através de uma autoavaliação, na qual o cidadão poderá informar seus sintomas e sua condição de saúde”, diz.

Desta forma, o chatbot ajuda a identificar indivíduos que estejam com sintomas da Covid-19, classificando a gravidade dos mesmos para triagem de atendimento, tendo como base o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Após todo o autodiagnóstico sugerido pelo robô no chat, em caso de se identificar um possível infectado pela Covid-19, o potencial paciente é procurado por um médico para ser devidamente orientado e encaminhado para uma unidade de saúde. 

Dez auditores médicos da Auditoria Sus-Sesab estarão a postos para atender essa população triada pelo Chat Coronavírus. “O sistema está preparado para atender, aproximadamente, de 70% a 80% da população da Bahia, cerca de 12 milhões de pessoas. Desta maneira, conseguimos monitorar os casos suspeitos de Covid-19 em todo o estado”, explica Barbosa. O Chat Coronavírus oferece também orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre medidas de enfrentamento da pandemia na Bahia.

Tele Coronavírus – Outra forma de ter orientações sobre a Covid-19 é o Tele Coronavírus, uma iniciativa do Governo do Estado juntamente com Ufba e Fiocruz Bahia. A ferramenta de tele assistência permite auxílio rápido ao cidadão, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde neste primeiro momento. O cidadão liga para o número 155, gratuitamente, e é atendido por um estudante de medicina do quinto ou sexto ano devidamente capacitado.

O Tele Coronavírus utiliza toda expertise de atendimento ao público da Rede SAC. O call center 155 conta com a participação de 45 funcionários do SAC na linha de frente, recepcionando as ligações dos cidadãos. Os atendentes fazem uma triagem, aplicando um questionário da Sesab/Fiocruz. Na sequência, a ligação é transferida para um dos 1.200 estudantes de medicina que participam voluntariamente do projeto.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE



 Gilnar