Arrow

Ouça nossa rádio aqui
Siga-nos some text some text some text some text some text some text Nosso Canal no You Tube

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads
some text some text some text


Chat Coronavírus atende a população da Bahia via internet

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 21 de abril de 2020 - 0 Comentários

Governo da Bahia tem concentrado esforços no combate ao coronavírus. Por entender que a devida orientação à população sobre a Covid-19 é fundamental no enfrentamento da doença, a Secretaria da Administração (Saeb) – por meio da Diretoria de Transformação Digital da Superintendência de Gestão da Inovação (CTD/SGI) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) – em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesab) lança, nesta segunda-feira (20), o Chat Coronavírus, um serviço de atendimento por meio de chatbot, ferramenta que utiliza de inteligência artificial para interagir com usuários na internet.

Para ser atendido, o cidadão deve acessar o portal do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) pelo computador ou dispositivo móvel. O serviço também é oferecido pelo aplicativo do SAC Digital (disponível para download no App Store ou Google Play) ou ainda através do WhatsApp, pelo número (71) 3118-8499, como explica o diretor de Transformação Digital da SGI, Anderson Barbosa. “O Chat Coronavirus tem o objetivo de ajudar na identificação de casos suspeitos através de uma autoavaliação, na qual o cidadão poderá informar seus sintomas e sua condição de saúde”, diz.

Desta forma, o chatbot ajuda a identificar indivíduos que estejam com sintomas da Covid-19, classificando a gravidade dos mesmos para triagem de atendimento, tendo como base o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Após todo o autodiagnóstico sugerido pelo robô no chat, em caso de se identificar um possível infectado pela Covid-19, o potencial paciente é procurado por um médico para ser devidamente orientado e encaminhado para uma unidade de saúde. 

Dez auditores médicos da Auditoria Sus-Sesab estarão a postos para atender essa população triada pelo Chat Coronavírus. “O sistema está preparado para atender, aproximadamente, de 70% a 80% da população da Bahia, cerca de 12 milhões de pessoas. Desta maneira, conseguimos monitorar os casos suspeitos de Covid-19 em todo o estado”, explica Barbosa. O Chat Coronavírus oferece também orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre medidas de enfrentamento da pandemia na Bahia.

Tele Coronavírus – Outra forma de ter orientações sobre a Covid-19 é o Tele Coronavírus, uma iniciativa do Governo do Estado juntamente com Ufba e Fiocruz Bahia. A ferramenta de tele assistência permite auxílio rápido ao cidadão, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde neste primeiro momento. O cidadão liga para o número 155, gratuitamente, e é atendido por um estudante de medicina do quinto ou sexto ano devidamente capacitado.

O Tele Coronavírus utiliza toda expertise de atendimento ao público da Rede SAC. O call center 155 conta com a participação de 45 funcionários do SAC na linha de frente, recepcionando as ligações dos cidadãos. Os atendentes fazem uma triagem, aplicando um questionário da Sesab/Fiocruz. Na sequência, a ligação é transferida para um dos 1.200 estudantes de medicina que participam voluntariamente do projeto.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE