Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Hospital Geral Roberto Santos faz o primeiro transplante renal

Sesab contabiliza quatro doações de múltiplos órgãos






A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Central Estadual de Transplantes, contabilizou, de sexta-feira até hoje, quatro doações de múltiplos órgãos, possibilitando a realização de um total de 29 transplantes de fígado, 64 de rins, 237 de córneas, 45 de medula e dois de coração, de janeiro até agora. Esse ano, já foram registradas 45 doações de múltiplos órgãos.
Na sexta-feira, no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, a família de F.O.L. de 36 anos, vítima de traumatismo craniano, autorizou a doação de órgãos, mesmo procedimento adotado pelas famílias de L.V. empresário de 46 anos, e de N.F.S., 44 anos, do sexo feminino, que tiveram morte cerebral confirmada no Hospital Geral do Estado (HGE), na madrugada de domingo.
Na madrugada de hoje (12), mais uma doação foi efetivada, dessa vez no Hospital Couto Maia. A doadora, H.M.B., 49 anos, vítima de infecção do sistema nervoso central, possibilitou a realização de dois transplantes renais, sendo um no Hospital Ana Nery e outro em Feia de Santana.
Segundo especialistas, a negativa familiar à doação, ainda é bastante significativa, e ocorre não apenas por questões de cunho religioso, mas também pela falta de conhecimentos adequados sobre o processo doação/transplante, não só por parte da população em geral, como também de alguns profissionais de saúde. Atualmente, cerca de 800 pessoas estão na fila de espera por um transplante de rim, oito por transplante de fígado e 750 por transplante de córnea.

As doações efetivadas nos últimos quatro dias possibilitaram que fosse feito o primeiro transplante renal no Hospital Geral Roberto Santos. Um rim doado por N.F.S. no Hospital Geral do Estado teve como receptor C.A.B.M., 73 anos, do sexo masculino, portador de insuficiência renal crônica e hipertensão arterial. Ele vinha sendo submetido à hemodiálise há um ano e quatro meses e há cinco meses começou a se preparar para o transplante. As médicas nefrologistas Luana Andrade e Nádia Curi, equipe responsável pela cirurgia, revelam que o paciente transplantado evolui de forma satisfatória. “O paciente está na UTI, estável”, disse Luana.
Além do transplante renal, o Hospital Roberto Santos também realizou, recentemente, um transplante de fígado e a partir de então, está apto para realizar esses dois tipos de cirurgia.

Ascom Sesab

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter