Arrow


Controvérsias : Alimentar ou não os cães nas ruas das cidades?

Por: Itiruçu Notícias - sábado, 12 de dezembro de 2020 - 0 Comentários

Uma iniciativa que esta cada dia mais sendo feitas nas cidades e a instalação de "comedouros " nas   áreas públicas da cidade inclusive na frente de casas residenciais e comerciais. Mas esta ação gera controversas,  já que a população das cidades constantemente critica sobre a presença dos animais soltos  pelas ruas e a mesma população como incentivo instalar  pontos  de  "AlimentaCão"  inclusive em frente de suas casas.

Contradição?  Alimentar cães e gatos em situação de abandono é uma ideia louvável . Mas esta ação não seria também um incentivo de mais abandono de animais nas ruas?

Porem a mesma população que coloca o alimento nas portas da casa são os mesmos que critica por encontrar o animais soltos pelas ruas ,  que pode até atacar o cidadão até  crianças fora os risco para a saúde publica.

O numero muitas das vezes excessivos de cães pelas  não é apenas um ração ou agua no bebedouro nas vias publicas que vai resolver o problema muito menos amenizar a situação.  Tem vários outros fatores  ausência de vacinação contra raiva, e a agressividade de alguns destes  animais pode se tornam uma ameaça real para crianças, adultos e idosos que trafegam pelas vias publicas (VEJA).

Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. “Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato”, como explicou a veterinária Valéria Fardim, em entrevista à Tribuna de Ituverava/SP.

A população como também o poder publico precisam se conscientizar dos riscos que os cães abandonados podem causar à todos , pois já podem ser considerados problemas de Saúde Pública, e alguma medida deve tomada imediatamente. A população pode está alimentando um futuro problema de saúde publica.

Leis punitivas para os que abandona,  recolher estes animais para um centro de recuperação , para receber os cuidados necessários até que alguém decidisse adotá-los. São forma humana de cuidar dos animais retirando das ruas, que deixariam de ser um risco à população.

 



Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE



 Gilnar