Arrow


Maia articula a criação o blocão para eleger o presidente da Câmara

Por: Itiruçu Notícias - segunda-feira, 23 de novembro de 2020 - 0 Comentários

Maia articula a criação o blocão para eleger o presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articula a formação de um bloco parlamentar com partidos da oposição e do Centrão para a eleição da Mesa Diretora da Casa, prevista para 1º de fevereiro de 2021.
A ideia de Maia é reunir siglas que somem cerca de 350 deputados, como DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PT, PCdoB, PDT e PSB. Esse número é maior do que os 257 votos mínimos necessários para eleger um presidente da Câmara.

Além de eleger o comandante principal da Casa, esse bloco permitirá uma divisão entre essas legendas dos demais cargos de vice-presidentes e secretários da Mesa Diretora, todos recheados de cargos de livre indicação política.

Para viabilizar esse bloco, o deputado do DEM do Rio de Janeiro já deu início, ainda na semana passada, a uma série de viagens pelo Brasil para, em um gesto político, conversar com lideranças políticas dessas legendas que tenta atrair.

Na quinta-feira (18), foi a Fortaleza, onde se reuniu com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e com parlamentares como o senador Cid Gomes (PDT) e o deputados federais José Guimarães (PT) e Mauro Filho (PDT).
No dia seguinte, Maia desembarcou em São Paulo. Na capital paulista, almoçou no Palácio dos Bandeirantes com o governador João Doria (PSDB), e seu vice, Rodrigo Garcia, que é do DEM, mesmo partido do presidente da Câmara.

A proposta Maia é criar o blocão com discurso de “independência” em relação ao governo. Com isso, tenta fazer frente ao líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL), que se articula para ser candidato a presidente da Casa com apoio velado do Planalto.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE



 Gilnar