Uma floreira ecológica para “civilizar” o xixi na rua - Itiruçu Notícias - Você conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Como começou o São Pedro de Itiruçu?

A maior festa do município de Itiruçu o São Pedro de Itiruçu já tem 62 anos de tradição. Segundo o professor e historiador Marcos Cesar, o São Pedro de Itiruçu tem origem nos anos 50 do séc XX, quando o médico Dr. Antenor Rodrigues Costa, que concluiu o curso de medicina e foi trabalhar na cidade de Maraú "Recôncavo da Bahia", mas resolveu mudar para outra cidade, mas que tivesse a terminação em u, e a cidade escolhida foi Itiruçu. Na época era raro ter médico em cidade pequena e DR, Antenor sentiu falta de lazer, pois Itiruçu não tinha o que oferecer em lazer, então resolveu reunir a sociedade itiruçuensse, e na reunião ficou decidido a criação de um clube social. O Senhor Vivaldo Bastos fez a doação do terreno, localizado na Rua Presidente Vargas, onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Com a contribuição em dinheiro e mão de obra, ergue-se o clube, que foi batizado com o nome de "Sociedade Lítero Recreativa de Itiruçu" (SLRI) sendo inaugurado em 1956, com grande festejos e pompas, dando inicio naquele ano a festa de São Pedro...CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Fé realiza os desejos de nossos corações


A Fé é acreditar que uma coisa é verdade e agir de acordo com essa crença. Todo mundo tem fé em alguma coisa. A Bíblia diz que devemos ter fé em Deus e no Seu poder para mudar nossa vida. Somos salvos pela fé em Jesus.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” - Hebreus 11:6.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Uma floreira ecológica para “civilizar” o xixi na rua

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 14 de agosto de 2018 - 0 Comentários

Criado pela empresa francesa Faltazi, o Uritrottoir é uma floreira criada para cidades que sofrem com quem faz xixi na rua



Paris está tentando inovar quando o assunto é combater o xixi na rua ou les pipis sauvages. A capital francesa parece ter encontrado uma solução cheirosa para o problema e um tanto criativa: instalou duas floreiras para xixi, batizadas de Uritrottoir, nas proximidades da Gare de Lyon. O equipamento nada mais é do que uma caixa cheia de areia, serragem ou algo similar. O xixi que entra ali é absorvido por esse material que, mais tarde, pode ser usado em compostagens e adubagem de jardins públicos. Para perfumar o local, em cima da caixa, um outro recipiente é encaixado, cheio de plantinhas cheirosas como a lavanda. Elas fazem do Uritrottoir um xixizódromo disfarçado de floreira e, de quebra, ajudam a dar aquela privacidade mínima ao cidadão desavergonhado.

A ideia é de uma empresa de design industrial francesa localizada na cidade de Nantes, chamada Faltazi, e parece ter convencido a prefeitura de Paris a ponto de, pelo menos, merecer um teste numa das principais estações de transporte da capital francesa. Há modelos de canto, em formato de retangular (com capacidade de 240 litros ou 600 xixis), de trapézio (com capacidade para 110 litros), e quadrado (120 litros). Segundo entrevista dos criadores do Uritrotttroir ao Le Parisien , cada peça custa entre 2,5 mil euros e 3 mil euros e resistência para durar muitos anos.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS