Hospital Geral Roberto Santos faz o primeiro transplante renal - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Motorista alcoolizado que provoca morte. Qual a punição?

O comportamento do brasileiro no trânsito encontra-se longe do recomendável. O número de motoristas que dirigem alcoolizados, inclusive...

Histórias que o Povo Conta

A história que o povo conta; O Retratista

Paulo Borges de Oliveira, natural de Castro Alves – BA, nascido em 18/11/1918, chegou em Itiruçu –BA, em 1950, foi comerciante juntamente com seu irmão Otávio (já falecido), na antiga rua da Lancha, hoje Moisés Almeida, mas, anos depois dedicou – se inteiramente a profissão de fotógrafo.
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

A Ganância e a Discórdia a felicidade dos invejosos

Aquele que semeia a discórdia é terrível. Não gosta de ver a paz reinar em canto algum, parece que se agonia com isso.

Qual o objetivo das pessoas que agem desta forma? Será que essa atitude provoca prazer em determinadas pessoas? Ou seria o ego de pessoas invejosas que se sentem felizes provocando infelicidades.

Fazendo minhas análises sobre certas atitudes humanas percebi que pessoas infelizes são as que mais disseminam discórdias e a maior delas sempre está relacionada com algum tipo de fofoca raivosa.

Aquela que numa simples palavra já se percebe o rancor interior de quem fez. E se estivermos perto de quem fez a fofoca raivosa nota-se no semblante da pessoa um certo alívio pela maldade que provocou ou até um sorriso nos lábios achando-se vitorioso...CONTINUE LENDO


MAIS LIDAS DO MÊS


Hospital Geral Roberto Santos faz o primeiro transplante renal

Por: Itiruçu Notícias - terça-feira, 12 de junho de 2018 - 0 Comentários

Sesab contabiliza quatro doações de múltiplos órgãos






A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Central Estadual de Transplantes, contabilizou, de sexta-feira até hoje, quatro doações de múltiplos órgãos, possibilitando a realização de um total de 29 transplantes de fígado, 64 de rins, 237 de córneas, 45 de medula e dois de coração, de janeiro até agora. Esse ano, já foram registradas 45 doações de múltiplos órgãos.
Na sexta-feira, no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, a família de F.O.L. de 36 anos, vítima de traumatismo craniano, autorizou a doação de órgãos, mesmo procedimento adotado pelas famílias de L.V. empresário de 46 anos, e de N.F.S., 44 anos, do sexo feminino, que tiveram morte cerebral confirmada no Hospital Geral do Estado (HGE), na madrugada de domingo.
Na madrugada de hoje (12), mais uma doação foi efetivada, dessa vez no Hospital Couto Maia. A doadora, H.M.B., 49 anos, vítima de infecção do sistema nervoso central, possibilitou a realização de dois transplantes renais, sendo um no Hospital Ana Nery e outro em Feia de Santana.
Segundo especialistas, a negativa familiar à doação, ainda é bastante significativa, e ocorre não apenas por questões de cunho religioso, mas também pela falta de conhecimentos adequados sobre o processo doação/transplante, não só por parte da população em geral, como também de alguns profissionais de saúde. Atualmente, cerca de 800 pessoas estão na fila de espera por um transplante de rim, oito por transplante de fígado e 750 por transplante de córnea.

As doações efetivadas nos últimos quatro dias possibilitaram que fosse feito o primeiro transplante renal no Hospital Geral Roberto Santos. Um rim doado por N.F.S. no Hospital Geral do Estado teve como receptor C.A.B.M., 73 anos, do sexo masculino, portador de insuficiência renal crônica e hipertensão arterial. Ele vinha sendo submetido à hemodiálise há um ano e quatro meses e há cinco meses começou a se preparar para o transplante. As médicas nefrologistas Luana Andrade e Nádia Curi, equipe responsável pela cirurgia, revelam que o paciente transplantado evolui de forma satisfatória. “O paciente está na UTI, estável”, disse Luana.
Além do transplante renal, o Hospital Roberto Santos também realizou, recentemente, um transplante de fígado e a partir de então, está apto para realizar esses dois tipos de cirurgia.

Ascom Sesab


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores