BPA encontrado no plastico pode ser nocivo à saúde - Itiruçu Notícias - Você conectado com a informação
Arrow
NOTÍCIA EM DESTAQUE

Itiruçuense Joselito Fróes ganha Festival de Música

Aconteceu na noite desta segunda-feira (27), o II Festival de Música Junina de Santo Antônio de Jesus, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. O evento de autoria da atual gestão municipal, teve início em 2018 e tem como objetivo valorizar os artistas locais, fomentando assim a arte e cultura da cidade.

Com a presença mais que especial do cantor e músico Adelmario Coelho, que integrou o júri, o festival contou com 12 músicas autorais, que tinham que conter obrigatoriamente a frase “Viva o Nordeste Brasileiro”. Os jurados deram suas notas baseados em seis critérios: letra, adequação ao tema, melodia, afinação, postura de palco e tempo estipulado.

A musica vencedora foi "Minha Terra" composição de Joselito Fróes e Reginaldo Silva, que se tornará a música-tema do São João 2019. Com o primeiro lugar aa dupla faturou um prêmio de R$ 4.000 e participará da programação do Melhor São João. ....CONTINUE LENDO

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa. ...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS



BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

BPA encontrado no plastico pode ser nocivo à saúde

Por: Redação Itiruçu Notícias - sexta-feira, 16 de março de 2018 - 0 Comentários

Pesquisa colocar em duvida o uso do plástico para armazenamento de agua e alimentos


Um estudo da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia sugere que o corpo absorve componentes presentes em materiais plásticos usados para armazenar alimentos, bebidas (refrigerantes, agua mineral etc) e produtos de higiene. 
A substância analisada na pesquisa, chamada bisfenol A (BPA), está no centro de uma controvérsia sobre seus efeitos na saúde. Alguns estudos sugerem que o BPA está associado ao desenvolvimento de obesidade, diabetes, infertilidade e algumas formas de câncer. Um levantamento da agência de vigilância epidemiológica dos Estados Unidos indica que 92% da população americana apresenta níveis de BPA na urina.
No novo estudo, os pesquisadores acompanharam 24 estudantes universitárias, divididas em dois grupos. Um deles recebeu apenas informações sobre as possíveis associações do BPA a doenças. O outro foi orientado a evitar o uso de embalagens plásticas e a dar preferência a recipientes plásticos que não contivessem a substância (eles costumam receber um selo de “BPA free”). Os dois grupos foram acompanhados por três semanas. As participantes fizeram exames de urina antes de começar e depois de terminar o estudo. Os pesquisadores concluíram que as voluntárias que haviam recebido orientações sobre como evitar o BPA no dia a dia tiveram uma redução de 50% de BPA na urina. As participantes do primeiro grupo, que só receberam informações sobre os possíveis efeitos do BPA, apresentaram aumento do componente na urina. Os pesquisadores não sabem explicar por que isso teria acontecido.

Por precaução, alguns países da Europa e das Américas proibiram o uso da substância na fabricação de mamadeiras, a fim de proteger crianças pequenas, consideradas as mais vulneráveis pelos especialistas.
No Brasil, a proibição, restrita à fabricação de mamadeiras, está vigente desde janeiro de 2012. “É preciso tomar cuidado não só com as mamadeiras e chupetas, mas também com o pratinho de comida e o brinquedinho que o bebê tem contato e põe na boca”, diz Tania Bachega, presidente da Comissão de Desreguladores Endócrinos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Pesquisas em laboratório mostraram que o BPA atua alterando a distribuição hormonal, bloqueando ou aumentando  a ação de um determinado hormônio. Em mulheres que têm predisposição para desenvolver câncer de mama, por exemplo, o BPA pode provocar a proliferação de células cancerígenas em razão do aumento de um hormônio feminino, o estrogênio. “Os dados em seres humanos são observacionais e não significam causa e efeito”, afirma Tood Hagobian, coautor do estudo recém-publicado.

Mas um novo estudo da organização sem fins lucrativos "Orb Media" turva essa associação entre pureza e água engarrafada. O primeiro estudo do tipo em escala mundial testou a presença de microplásticos em 11 marcas, adquiridas em 19 locais de nove países. O poluente foi encontrado em 93% das amostras, em quantidades que variavam enormemente.

Porém, ele ressalta que é necessário avançar mais com as pesquisas para abordar a "situação humana".
Segundo Leslie, recolher um conjunto grande de evidências é um processo longo, assim como foi com o cigarro e as mudanças climáticas.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS