Obras de Mário Cravo serão mantidas no Espaço Cravo - Itiruçu Notícias
Arrow
Campanha Cores da Saúde



EDITORIAL

Reflexão do sofrimento superado pela Fé

As lágrimas escorrem como sangue de uma ferida, difícil de estancar.
As batidas do coração doem a cada pulsação.
O olhar que não encontra uma saída nem mesmo alguém que possa compreender, quando se está no chão.
Não há uma mão pra te levantar, mas várias para te empurra no abismo. Apagar a luz no fim do túnel com um sopro para que não enxergue a saída.
Mas com tua em fé em Deus, louvai, porque ele é bom
Em Salmos 107.06 diz “E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.”
Pois Deus conhece as duas dores e os seus sofrimento .
Os retos o verão, e se alegrarão, e toda a maldade tapará a boca.
Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as bondades do Senhor. Salmos 107:42,43 CONTINUE LENDO

COLUNISTAS



Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS DO MÊS


Obras de Mário Cravo serão mantidas no Espaço Cravo

Por: Itiruçu Notícias - quarta-feira, 6 de julho de 2016 - 0 Comentários


Notícia ruim ou errada sempre chega a galope. A de que as 800 obras de arte de Mário Cravo Jr. seriam retiradas do parque de Pituaçu, onde estão expostas, provocou uma enxurrada de reportagens equivocadas. Hoje, o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, ao lado de representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), botou um ponto final no burburinho, e definiu que o acervo do artista permanece no Espaço Cravo, no Parque de Pituaçu.
“Vamos dar a Mário Cravo o tratamento que ele merece. A Bahia é que deve a ele”, disse Portugal.

Na reunião com o artista e o filho, Ivan Cravo, assessores da SecultBA e representantes da Secretaria de Meio Ambiente – Sema, foi esclarecido que o acervo que reúne pinturas, desenhos, gravuras e esculturas e doado ao Estado, em 1994, será catalogado, preservado e mantido no mesmo lugar. Também ficou assegurado que a Fundação Mário Cravo receberá apoio jurídico do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que já iniciou o inventário das peças. Um trabalho minucioso, segundo a museóloga e diretora de Museus, Ana Liberato. “O trabalho demanda critérios técnicos para garantir a integridade das obras”.
O espaço onde hoje está guardada a maioria das obras deve passar por reformas, mas, antes, por medida de segurança, os trabalhos serão retirados por técnicos do Ipac. “Essa não é um decisão unilateral, pelo contrário, estamos ouvindo Mário Cravo, seus desejos, para que possamos pensar juntos soluções que atendam as necessidades do artista e as do Estado, sem prejuízo para ambos”, disse João Carlos Oliveira, diretor do instituto. 

A SecultBA vai comandar uma força tarefa que começa a trabalhar já, ressaltou o chefe de gabinete, Claudio Mello. A ideia é reunir forças e nortear ações que protejam as obras de arte e garantam a exposição permanente. “O mais importante é que o artista e os cuidadores da Fundação Mário Cravo se sintam abraçados”, disse Mello, que também garantiu a parceria com a Sema, que é responsável pela manutenção do parque que fica entre a Avenida Paralela e a Orla de Salvador.
“Vamos preservar essa parceria com a Fundação Mário Cravo nos moldes corretos, respeitando o artista e a sua obra, formalizando a ocupação para dar segurança aos dois lados”, falou Daniela Araújo, que representou o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Ao final do encontro, os nós foram desatados e a máxima que diz “entre mortos e feridos, salvaram-se todos” permaneceu soberana. “Estou satisfeito com a reunião, com o interesse do governo em restaurar e recuperar o patrimônio que não é de Mário Cravo e, sim, do povo da Bahia”, concluiu Ivan Cravo, filho do artista e presidente da Fundação Mário Cravo.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif