Notícias do Vale

NED TV

🔴 NED TV ONLINE
▶ Últimos vídeos publicados automaticamente no canal

Notícias da Bahia

Notícias do Brasil

TSE diz que instabilidade na divulgação dos resultados não comprometeu votação

Tribunal atribui interrupção de cerca de 50 minutos a uma contenção no processamento de dados e afirma que registros das urnas permaneceram preservados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou nesta terça-feira (6) que a interrupção temporária na
atualização dos resultados do primeiro turno da eleição presidencial não comprometeu a votação nem alterou os resultados registrados pelas urnas eletrônicas.

Segundo o tribunal, o problema ocorreu na noite de domingo (4), quando o sistema responsável pela apresentação do resultado nacional enfrentou uma contenção no processamento de dados. A atualização do placar ficou interrompida por aproximadamente 50 minutos.

A instabilidade começou por volta das 19h14, quando cerca de 64,81% dos dados já haviam sido divulgados. Conforme o TSE, o funcionamento foi normalizado às 20h04.

A Corte explicou que a ocorrência ficou limitada ao sistema utilizado para exibir, na internet, a totalização nacional da disputa presidencial. A divulgação dos resultados individualizados por estado continuou funcionando normalmente.

O tribunal também destacou que a apuração realizada nas seções eleitorais não foi afetada. Os boletins de urna continuaram sendo transmitidos, recebidos, processados e disponibilizados nos sistemas oficiais de acompanhamento.

Durante o episódio, houve ainda uma breve interrupção na totalização, segundo o TSE, em razão de um protocolo de segurança destinado à verificação dos sistemas. De acordo com a Corte, esse procedimento faz parte das medidas adotadas diante de ocorrências técnicas.

A explicação foi divulgada depois que começaram a circular nas redes sociais vídeos e publicações relacionando a interrupção a uma possível fraude na eleição presidencial. O TSE classificou essa interpretação como falsa e reforçou que os resultados registrados pelas urnas permanecem preservados.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal iniciou ainda na noite de domingo uma investigação técnica para identificar as causas da instabilidade. O TSE informou que uma nova rotina está sendo desenvolvida com o objetivo de evitar que uma situação semelhante volte a ocorrer no segundo turno.

TSE já havia mencionado congestionamento

Ainda no domingo, o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, havia explicado que o atraso estava relacionado a um aumento excepcional no fluxo de dados.

Na ocasião, o ministro afirmou que o tribunal mantinha o controle da situação e que, diante de ocorrências dessa natureza, é adotado um protocolo de segurança para revisar os sistemas e verificar possíveis causas. O tribunal reforçou que a votação transcorreu sem ocorrências graves e que os resultados oficiais permaneceram disponíveis por meio dos canais de divulgação da Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

Campanha Educativa

🚨 Denuncie a Violência Contra a Mulher

Violência contra a mulher é crime. Não se cale. Sua denúncia pode salvar uma vida.

📞 Ligue 180

Central de Atendimento à Mulher – atendimento gratuito e sigiloso, 24 horas por dia.

✋ Respeito, proteção e justiça para todas as mulheres.


CAMPANHA:Itiruçu Notícias, Ned web Rádio e NEDtv

Anúncios




Esportes

Notícias de Itiruçu

GIRO PELO MUNDO