Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Fiquem sabendo por que as moscas de banheiro aparecem

Você certamente já as viu alguma vez: pequenas, silenciosas e aparentemente inofensivas, as mosquinhas de banheiro. E curiosidade  questionamentos , e especulação  sobre a importância e o motivo do aparecimento desses insetos é grande.  Muitos as chamam de “fiscais de limpeza” .informação que, segundo especialistas ouvidos pelo site GaúchaZH, não são totalmente incorreta.

De acordo com Flávia Montagner, bióloga da empresa de monitoramento de insetos Entomológica, a presença das moscas de banheiro está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica que é deixada nos azulejos, rejuntes e ralo do box após a utilização. Ela explica que esses resíduos desenvolvem bactérias que servem de alimento para os insetos:

— Na fase de larva e pupa, ela fica na água, no ralo, e na fase adulta ela vira a mosquinha que fica dentro do banheiro, também se alimentando da água e das bactérias que se desenvolvem no rejunte do azulejo e em outros cantinhos do box.

Lucas Kaminski, professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirma que esses insetos costumam viver em locais úmidos ou onde há água corrente — como perto de cachoeiras. Por isso, é comum que nas residências elas estejam sempre no banheiro.

— É o local onde estamos sempre usando água, imita o ambiente natural delas — esclarece.

Os insetos pertencem à família Psychodidae e são inofensivos: não picam nem causam nenhuma alergia. Além disso, por serem habituados a locais úmidos, não há risco de irem à cozinha e colocar ovos em um alimento.

— É interessante que ela é da mesma família que o mosquito-palha, que é o transmissor da Leishmaniose, eles são bem próximos, mas enquanto um é vetor de uma doença importante, o outro (a mosca de banheiro) não apresenta nenhum perigo — salienta Flávia.

Então, a presença das moscas é um indicativo de que o banheiro precisa ser limpo garantem os especialistas.  

— Elas têm um ciclo de vida de nove a 15 dias na fase de larva, então, se a larva está ali (no ralo) durante esse tempo, quer dizer que pelo menos há nove dias o ralo não é limpo. Se limpar uma vez por semana, não tem como ela completar o ciclo e ficar adulta — orienta a bióloga.

No entanto, os especialistas ressaltam que o inseto não precisa ser tratado como uma praga, ou seja, não é necessário utilizar venenos nem contratar uma empresa de dedetização para eliminá-los. A limpeza do box e do ralo pode ser feita com produtos domésticos, como água sanitária.

— Se não limpar, a tendência é que o número aumente, mas colocar veneno é totalmente desnecessário e pode, inclusive, fazer mal às pessoas e aos animais de estimação — alerta Lucas.


Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter