Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Saneamento básico é tema de audiência pública em Itiruçu

Ocorreu nesta quarta feira na Câmara de Vereadores de Itiruçu uma audiência publica sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. A mesa dos trabalhados foi formada  pelo o vice prefeito Junior Petruquio representando a prefeita Lorenna Di Gregório , o vereador Jó de JU representando a Câmara de vereadores, o chefe de Gabinete Robson Mauro, e o Eng. Waldson Pereira Luz Junior representando a Embasa. 

O Eng Waldson detalhou o planejamento e apresentou dados do sistema de abastecimento de Itiruçu, mostrando que  em apenas 1 dia mais de 1.141.000 litros de água em 4.525 ligações atendem cerca de  12 mil pessoas.  Também mostrou que a vazão do Sistema Rancho do Meio é de 4 litros por segundo, dos poços artesianos também é de 4 litros por segundo, a capacidade da ETA (Estação de Tratamento é de é de 25 litros por segundo e a demanda do sistema é de 13 litros por segundo.

A EMBASA reconhece que o atual sistema vive em criticidade hídrica e que não há alternativa no entorno; que as soluções emergenciais como as adotadas com carros pipas e poços artesianos não garantem a confiabilidade operacional e as demandas de cada localidade.

Segundo eles a solução definitiva é quando trazer a agua do Rio Paraguaçu. Este projeto beneficiará  seis municípios, que são eles: Maracás, Lagêo do Tabocal, Planaltino, Lafaiete Coutinho, Itiruçu e Entroncamento de Jaguaquara. Uma população estimada em 72. 170 habitantes. A obra está orçada em 140 milhões de reais com previsão de abertura de licitação agora em outubro, mas que devido ao custo do projeto, segundo determina a lei 14.133 a licitação tem que durar seis meses para haver ampla concorrência, ou seja, o início das obras só devem ocorrer, dado esta lei, partir de Abril de 2022 e deve ter duração de uns 3 a 4 anos.

Já a meta quanto ao saneamento de esgotamento sanitário é que deverá ser implementado a partir de 2029, ano a partir do qual uma taxa passará a ser cobrada pelo tratamento do esgoto, com previsão que atinja os 90% só em 2033.
O Plano Municipal de Saneamento Básico ocorre atendimento ao Novo Marco Legal (Lei nº 14.026 de 15 de Julho de 2020).

O Eng. Waldson falou da atual situação da água em Itiruçu e sobre a mobilização popular. Segundo ele estaria depostos a um encontro com o grupo da mobilizadores para responder todos os questionamentos. Encontro que ficou de ser agendado.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter