Nossas redes sociais

some text  some text  some text  some text  some text  some text  some text 

"Viver como se cada instante fosse um milagre"
Arrow

Ouça Web Rádio Itirussu no seu celular ou tablet

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Governo de Jair Bolsonaro tentou alterar a bula da Cloroquina

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 11 de maio de 2021 - 3 Comentários

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta terça-feira, 11, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou ser contra o uso de cloroquina para o tratamento da covid-19 e confirmou que houve sugestão para que a bula do remédio fosse alterada para contemplar indicação contra a doença, em uma reunião no Palácio do Planalto.

"Minha posição não contempla essa medicação", afirmou Barra Torres. Segundo ele, a mudança na bula foi defendida por Nise Yamaguchi, médica defensora do uso da cloroquina para "tratamento precoce" da covid-19, mesmo sem eficácia comprovada. Além dela, teriam participado da reunião o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o então ministro da Casa Civil, Braga Neto.

"Esse documento foi comentado pela doutora Nise Yamaguchi, o que provocou uma reação, eu confesso, até um pouco deseducada e deselegante minha. A minha reação foi muito imediata de dizer que aquilo não poderia ser", disse Barra Torres. "Não tenho a informação de quem é o autor, quem foi criou, quem teve a ideia. A doutora, de fato, perguntou dessa possibilidade e pareceu estar, digamos, mobilizada com essa possibilidade", afirmou.

O presidente da Anvisa explicou que "só quem pode modificar a bula é a agência reguladora", desde que a alteração seja requisitada pelo desenvolvedor do medicamento. "Então, quando houve uma proposta de uma pessoa física fazer isso, isso me causou uma reação um pouco mais brusca. Eu disse: 'Olha, isso não tem cabimento, isso não pode'. E a reunião, inclusive, nem durou muito mais depois disso", relatou.

Barra Torres afirmou que, logo após a proposta, Mandetta saiu da reunião. "Eu me retirei logo depois", contou. A declaração dele confirma o episódio relatado por Mandetta à CPI, na terça-feira, 4. Segundo o ex-ministro, havia na mesa, naquele dia, "um papel não timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido daquela reunião que se mudasse a bula da cloroquina na Anvisa".


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Vê se libera esse comentário meu por ética por favor.


    Gerente-geral da Pfizer bota Renan Calheiros no seu lugar e garante: “Brasil foi um dos primeiros países no mundo a ter o registro da vacina Pfizer”; VEJA VÍDEO
    https://terrabrasilnoticias.com/2021/05/gerente-geral-da-pfizer-bota-renan-calheiros-no-seu-lugar-e-garante-brasil-foi-um-dos-primeiros-paises-no-mundo-a-ter-o-registro-da-vacina-pfizer-veja-video/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o blog Itiruçu notícias, está parcial como o Itiruçu on-line.

    ResponderExcluir

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE