Arrow


Prefeita Lorenna explica demissões no municipio de Itiruçu

Por: Itiruçu Notícias - quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 - 0 Comentários

A prefeitura de Itiruçu cidade que fica no sudoeste da Bahia no Vale do Jiquiriçá, está demitindo servidores contratados de diversas secretarias, inclusive de Educação e Saúde. As rotineiras demissões acontece sempre  no final de ano em varias  a Prefeitura da região. Os cortes são atribuídos para ao  enxugamento da folha,  já que final de ano as despesas aumentam  com o pagamento do 13º salário  e a receita são praticamente as mesmas.

Apesar de algumas restrições previstas para contratações e demissões devido às eleições, na maioria no Poder Judiciário e no Ministério Público, que são excluídos dessas limitações legais. Também ficam excluídos os casos de contratações de funcionários relacionados à serviços públicos essenciais ou situações de emergência, como o combate à pandemia de covid-19. E justamente nestes pontos os gestores se aparam para conseguir cumprir a metas fiscais das prefeituras.

A prefeita de Itiruçu em entrevista  a rádio Itiruçu FM que realmente a situação é muito triste e que nenhum gestor  gostaria  de estar fazendo estas demissões. “Tenho certeza de que nenhum gestor de município ele acorda,  com desejo de demitir os contratados, os cargos comissionados. Infelizmente é algo que se faz necessário, porque nós precisamos respeitar os índices preconizados pela constituição,  o índice de pessoal 54%. Nós temos compromisso com pagamento do décimo terceiro dos funcionários efetivos da prefeitura e isso não é uma coisa que acontece só no município de Itiruçu”, revelou a prefeita.

A prefeita Lorenna disse ainda  que isto acontece em toda a região e não foi e nem será só em sua gestão.  “Isto aconteceu na gestão dos outros prefeitos, também. Então assim, não é algo pensado, nem para punir, nem porque é um desejo, de que as pessoas não tenham seu dinheiro, no final do ano, no Natal. A gente não faz, nem um gestor faz isso, com coração alegre todos nós estamos tristes, mas, infelizmente são males necessários. porque precisamos honra nossos compromissos”. Disse a prefeita
Sobre a previsão de retorno a prefeita disse que será a partir de janeiro até  março tudo será normalizado novamente.

Foto arquivo


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PUBLICIDADE



 Gilnar