Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Post em Áudio: Técnico do IBGE fala sobre o Censo 2020

Censo 2020

Conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo é de extrema importância para o governo e para a sociedade. Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do País.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Retratar o Brasil que entrará na próxima década é um desafio para o IBGE. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará no ano 2020.

O IBGE já trabalha intensamente em todo o Brasil para a realização do Censo Demográfico 2020. Todas as 27 Unidades Estaduais (UEs) já vêm promovendo as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs) junto a governadores, prefeitos, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e outras instâncias públicas.

Além de autoridades executivas e legislativas, instituições privadas, como a imprensa, e outros representantes da sociedade civil, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), também estão sendo contatados e acionados. O objetivo dos esforços dos servidores do IBGE é alcançar a maior rede de colaboração possível visando garantir mais uma operação censitária com ótimas cobertura, mensuração e qualidade, em todas as dimensões - territoriais e técnicas.

Alguns compromissos já chamam a atenção, como a decisão de governadores de oferecer espaços físicos e espaços em contas de serviços ou contracheques de funcionários públicos para a disseminação de informações básicas sobre o Censo 2020.
O Censo 2020 vai ajudar cada um de nós a conhecer melhor o País, nossos estados e, principalmente, nossos municípios.
Os resultados do Censo 2020 vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para:

acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e evolução das características da população ao longo do tempo; identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos; selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento socialfornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município; fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

Mas não é só o governo que se beneficia dos dados do Censo Demográfico. A sociedade também pode fazer uso de seus resultados:
Na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas; na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe; na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020; e na reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos, expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

São inúmeros os usos que um país pode fazer dos resultados de um Censo Demográfico. Ajude a compor um retrato o mais fiel possível da população brasileira em 2020. De sua participação dependem milhares de investimentos públicos e privados.

Quem é contado?

Todos os moradores residentes em domicílios particulares e coletivos, na data de referência. São também recenseadas as pessoas que estão ausentes de seu domicílio por motivo de viagens, estudo, trabalho ou internação em hospital, por menos de 12 meses.

Primeira Reunião em Itiruçu 

Em Itiruçu ouve uma reunião na Prefeitura onde foi apresentado o cronograma das atividades, bem como das atividades e logísticas necessárias. A prefeita Lorenna se mostrou receptiva e demonstrou interesse em apoiar na logística. A pesquisa é importante e um aumento na população pode até melhorar o FPM, que ficou defasado após o censo de 2010.

Nossa reportagem  conversou  com Oliveira, Técnico do IBGE que esteve em Itiruçu onde ele explica sobre como será feito e sobre vagas de empregos temporários em Itiruçu, Jaguaquara e região para o senso deste ano.

 Itiruçu Notícias | Reportagem Ed Santos

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter