Nossas redes sociais

some text  some text  some text  some text  some text  some text  some text 

"Viver como se cada instante fosse um milagre"
Arrow

Ouça Web Rádio Itirussu no seu celular ou tablet

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Diagnóstico de câncer de próstata pode impactar saúde mental dos pacientes

Por: Redação Itiruçu Notícias - segunda-feira, 11 de novembro de 2019 - 0 Comentários

Diagnóstico de câncer de próstata pode impactar saúde mental dos pacientes

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou para 68.220 novos casos em 2018. Conscientizar sobre a doença, a prevenção e o tratamento é o objetivo da campanha Novembro Azul.

Para os pacientes que enfrentam um diagnóstico positivo, é importante destacar que, mesmo sendo um tipo de câncer com altas chances de cura, transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, podem ser desencadeados.

Enfrentar um diagnóstico de câncer é algo que gera muitos sentimentos, como tristeza, ansiedade e medo, sensações naturais, mas que podem se agravar até virar um transtorno. No caso do câncer de próstata existem particularidades que precisam ser consideradas.

"A associação dessa patologia com a sexualidade pode gerar sintomas depressivos e ansiosos. A disfunção erétil é uma causa de preocupação para muitos pacientes, assim como o medo do tratamento ou da doença afetar a capacidade de sentir prazer”, avalia o psiquiatra da clínica Holiste, André Gordilho.

O especialista ainda destaca que o grau de ansiedade nesses pacientes pode aumentar conforme a evolução da doença ou a agressividade do tratamento oncológico. A depressão também é comum em pacientes com câncer, apesar de frequentemente não ser diagnosticada, o que afeta o tratamento, conforme destaca o psiquiatra.

“Caso seja identificada uma alteração do ponto de vista psíquico no paciente que necessite de intervenção profissional, as diferentes especialidades envolvidas no tratamento oncológico devem trabalhar em conjunto. O diagnóstico da depressão requer cuidado e atenção. Psiquiatras que conhecem as peculiaridades do adoecimento e do tratamento oncológico são os profissionais mais indicados para detectar e ajudar a tratar o problema”, ressalta.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE