Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

EUA reafirmam que vão deixar tratado nuclear com a Rússia

O acordo foi assinado em  1987 entre o então presidente americano Ronald Reagan e o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética,  Mikhail Gorbachev.



Os Estados Unidos irão definitivamente se retirar do tratado nuclear assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, confirmou nesta terça-feira (23) o conselheiro da Casa Branca para a Segurança Nacional, John Bolton, em Moscou. A decisão foi tomada pelo presidente americano, Donald Trump, e é vista como o prenúncio de uma nova escalada armamentista entre os dois países.
Bolton reuniu-se nos últimos dois dias, em Moscou, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin,  e outras autoridades. Assim como fez com o tratado nuclear com o Irã, Trump alegou o descumprimento dos compromissos pelo outro lado para retirar seu país, conforme anunciou no último final de semana. O Tratado de Armas Nucleares Intermediárias (INF, na sigla em inglês) foi assinado em 1987 com a antiga União Soviética.
Trump advertiu ontem que os Estados Unidos continuarão fortalecendo seu arsenal atômico e acusou a China e “outros” países de fabricarem armas nucleares intermediárias, dando a entender que o INF ficou obsoleto. Em entrevista à imprensa no fim de sua viagem, Bolton reafirmou que a Rússia tem violado do tratado.
“A posição da Rússia é que eles não estão violando (o pacto)”, disse. “Precisamos, então, nos perguntar sobre como pedir aos russos para voltarem a cumprir algo que eles não acreditam que estão violando.”
Assinado em 1987 entre o então presidente americano Ronald Reagan e o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética,  Mikhail Gorbachev, o INF previa a eliminação dos mísseis balísticos e de cruzeiro, nucleares ou convencionais, cujos alcances estivessem entre 500 e 5.500 quilômetros até 1 de junho de 1991.
Até a data prevista no tratado, 2.692 mísseis foram destruídos – 846 por parte dos Estados Unidos e 1.846 por parte da União Soviética. 
Fonte (Com AFP e EFE)

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter