Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

EUA reafirmam que vão deixar tratado nuclear com a Rússia

O acordo foi assinado em  1987 entre o então presidente americano Ronald Reagan e o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética,  Mikhail Gorbachev.



Os Estados Unidos irão definitivamente se retirar do tratado nuclear assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, confirmou nesta terça-feira (23) o conselheiro da Casa Branca para a Segurança Nacional, John Bolton, em Moscou. A decisão foi tomada pelo presidente americano, Donald Trump, e é vista como o prenúncio de uma nova escalada armamentista entre os dois países.
Bolton reuniu-se nos últimos dois dias, em Moscou, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin,  e outras autoridades. Assim como fez com o tratado nuclear com o Irã, Trump alegou o descumprimento dos compromissos pelo outro lado para retirar seu país, conforme anunciou no último final de semana. O Tratado de Armas Nucleares Intermediárias (INF, na sigla em inglês) foi assinado em 1987 com a antiga União Soviética.
Trump advertiu ontem que os Estados Unidos continuarão fortalecendo seu arsenal atômico e acusou a China e “outros” países de fabricarem armas nucleares intermediárias, dando a entender que o INF ficou obsoleto. Em entrevista à imprensa no fim de sua viagem, Bolton reafirmou que a Rússia tem violado do tratado.
“A posição da Rússia é que eles não estão violando (o pacto)”, disse. “Precisamos, então, nos perguntar sobre como pedir aos russos para voltarem a cumprir algo que eles não acreditam que estão violando.”
Assinado em 1987 entre o então presidente americano Ronald Reagan e o secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética,  Mikhail Gorbachev, o INF previa a eliminação dos mísseis balísticos e de cruzeiro, nucleares ou convencionais, cujos alcances estivessem entre 500 e 5.500 quilômetros até 1 de junho de 1991.
Até a data prevista no tratado, 2.692 mísseis foram destruídos – 846 por parte dos Estados Unidos e 1.846 por parte da União Soviética. 
Fonte (Com AFP e EFE)

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter