A PAULUS Editora, lança a obra Descartes e a morte de Deus, que enfoca as possibilidades da metafísica cartesiana, tendo como alvo principal investigar se é possível creditar à filosofia de Descartes a inauguração, na cultura ocidental, do postulado da “morte de Deus”.
Natural de Itiruçu o professor Joceval Andrade Bitencourt, autor do livro, anuncia desde a introdução que de fato, Descartes parece proclamar, previamente, a todo aquele que pretende decifrar a ordem de sua trama filosófica, o fracasso de tal empreitada. Segundo ele, o mar é revolto, o risco sempre é iminente, em busca de contemplar a terra firme da razão cartesiana.
O resultado desse postulado na ciência e na metafísica cartesiana é a afirmação do homem como centro, em torno do qual deve gravitar todo o conhecimento, cuja causa originária é a autonomia da razão.
O Cogito, ao afirmar por meio dos fundamentos do método, inspirado nas leis da matemática, a primeira verdade, subordina todas as verdades a essa primeira verdade. Como consequência, o homem torna-se o único ser responsável pelo aparecimento da verdade no mundo.
Mas quais as possibilidades e os limites da metafísica cartesiana? Os três capítulos que compõem o livro buscam responder a essas questões, sem pretensão de esgotar o assunto ou mesmo apresentar uma resposta definitiva. Em filosofia, ou no conhecimento humano, não existem respostas definitivas. E, segundo o autor, melhor que elas continuem não existindo, para o próprio progresso do conhecimento.
Dessa forma, nos três capítulos o autor busca percorrer de forma abrangente o território filosófico de Descartes, procurando entender o esforço intelectual deste, bem como as consequências desse esforço, para justificar e legitimar a presença de Deus na ordem das razões do homem.
Os leitores poderão adquirir o livro através de compra online pelo site Sairava ou nas melhores livrarias.
Formação acadêmica/titulação
2007 - 2008
Doutorado em Filosofia (Conceito CAPES 5).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Descartes e a morte de Deus, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
1997 - 2000
Mestrado em Filosofia (Conceito CAPES 5).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Descartes: A Constituição Moderna da Subjetividade,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Profª Drª. Salma Tannus Muchail.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1988 - 1990
Especialização em Curso de Especialização Em Filosofia. (Carga Horária: 620h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Um Projeto de Filosofia para o Aluno de 2º grau.
Orientador: Delmar Ewaldo Schneideri.
1982 - 1985
Graduação em Licenciatura Em Filosofia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem trabalhado na área da Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna, Filosofia Política e Ética. Veja mais !
Informações via PAULUS Editora



Nenhum comentário: