Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

MPF ajuiza ex-prefeita por desvio de recursos do Fundeb


O Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana/BA ajuizou, na última quinta-feira, 06 de agosto, ação de improbidade administrativa contra Raimunda Silva Santos, ex-prefeita de Itatim, município baiano a 217 km da capital, por utilização indevida de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo o artigo 2º da Lei nº 11.494/2007 (do Fundeb), os valores oriundos do fundo têm destinação vinculada à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública e à valorização dos trabalhadores em educação, incluindo sua condigna remuneração. A ex-gestora desrespeitou o limite mínimo de 60% dos repasses para pagamento de salários dos professores em todos os exercícios, aplicando os valores em finalidade diversa da que determina a legislação. Além disso, no ano de 2012, Raimunda retirou quase 300 mil reais das contas do Fundeb sem documentos de identificação das despesas.

Segundo o procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior, autor da ação, “é incontroverso que houve desvio de finalidade, pois infere-se que toda omissão contempla o desvio de recursos, seja na execução ou na finalidade, uma vez que a correta aplicação das verbas não foi comprovada pela gestora, que tinha a obrigação constitucional de fazê-lo.” Ainda segundo o procurador, a irregularidade independe da comprovação de que a acionada tenha se beneficiado com o desvio dos recursos públicos.

Dos pedidos, o MPF requereu à Justiça Federal a condenação em todas as sanções previstas no art. 12, inciso II da Lei de Improbidade, quais sejam: ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano; e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter