Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Mais de 24 mil pessoas discutem Saúde Pública





Mais de 24 mil pessoas, em 120 cidades do Estado da Bahia, já propuseram diretrizes e estratégias para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) nas três esferas de governo municipal, estadual e federal. Os debates ocorrem durante as conferências municipais de saúde, que tiveram início em maio e, oficialmente, encerram no dia 31 de julho. Entre os destaques, eixos como Financiamento do SUS e Relacionamento público-privado e Participação e controle social.

A expectativa é de que todos os 417 municípios realizem conferências, totalizando mais de 80 mil participantes, o que será uma prévia para a 9ª Conferência Estadual, que ocorre em outubro, em Salvador, na Arena Fonte Nova. A Conferência Nacional, prevista para dezembro, acontece a cada quatro anos e tem sido um importante instrumento para a criação e consolidação de estratégias de saúde pública do governo federal.

Qualquer cidadão pode participar das conferências municipais e contribuir com a melhoria do sistema de saúde. Mais informações sobre os dias e locais dos debates municipais, bem como conhecer os preparativos e o tema da 9ª Conferência Estadual de Saúde na Bahia, acesse: www.saude.ba.gov.br/9conferes.

A 8ª Conferência Estadual de Saúde na Bahia aconteceu no período de 12 a 15 de setembro de 2011, no Centro de Convenções da Bahia, tendo como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o eixo temático:  “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”.

As conferências municipais, estaduais e a nacional têm como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90, com o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88 que garante o direito à Saúde e o dever do Estado, assegurando a participação da comunidade, em prol de conquistas para a saúde. Participam diversos segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
Ascom/Sesab

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter