Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Servidores devem informar raça/cor em recadastramento

O prazo para recadastramento dos servidores ativos das Secretarias da Saúde (Sesab), da Educação (SEC) e da Segurança Pública (SSP) termina na próxima segunda-feira, dia 13 de abril. A novidade deste ano ficou por conta da inclusão do campo raça/cor no formulário, que deve ser preenchido no Portal do Servidor. A medida atende a uma demanda do movimento negro baiano em cumprimento da Lei 13.182/14, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.
Este diagnóstico será essencial para a elaboração, o monitoramento e a avaliação das ações afirmativas no serviço público estadual, permitindo identificar a mobilidade funcional e salarial dos servidores que se declararem pardos e negros. Isto porque, hoje, o que se tem é a impressão de que os cargos com salários maiores estão concentrados entre a população não negra”, explica o coordenador da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Sérgio São Bernardo.
Até o dia 2 de abril, 92.738 servidores participaram do recadastramento, número que corresponde a 74,36% do quadro correspondente. Desses, 16.930, pouco mais de 18% do total, declararam-se como pretos, e mais de 53% marcaram a opção parda (53.871). Renato Souza, da Sesab, 27 anos, já respondeu ao questionário. “Esta iniciativa é fundamental para garantir a equidade de gênero e raça em todas as instâncias da gestão governamental. Permitirá conhecer o quadro de funcionários”, disse. O servidor lembra ainda que o Estatuto determina a inclusão de negros em todas as instâncias do governo, inclusive nos cargos de direção e decisão.
Ainda em 2015, o recadastramento contemplará as demais secretarias e órgãos. Segundo o chefe de gabinete da Saeb, Rodrigo Pimentel, o “Estado empodera-se para promover a adequação do serviço público ao princípio do reconhecimento e valorização da diversidade racial, religiosa e cultural, combatendo o racismo institucional”. Pimentel informou que a medida do governo baiano está pautada, principalmente, no artigo 48 do Estatuto que determina a inclusão do item raça/cor no processo de cadastramento para todos os cargos, empregos e funções públicas.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter