A deputada estadual Luiza Maia (PT) ingressou nesta quarta-feira (5) com uma representação contra a banda Abrakadabra, devido a letra e videoclipe da música “Tigrão Gostoso”. No documento, protocolado junto ao Ministério Público da Bahia, a deputada afirma que o conteúdo da música “traz indistinta discriminação contra mulheres, com violação à imagem e dignidade destas”.
Na última semana, a parlamentar falou sobre a Lei Antibaixaria e comparou o caso da banda Abrakadabra com o da banda New Hit, acusada de estupro coletivo em 2012, em entrevista para a Revista Gambiarra.
Por meio de nota veiculada a partir das redes, movimentos sociais de Vitória da Conquista denunciaram o clipe “Tigrão Gostoso” da banda local Abrakadabra. Segundo a nota, o clipe desenrola de forma a enaltecer a posição do homem como opressor e o coloca como “dono” do corpo da mulher, naturalizando o sexo sem consentimento (mais conhecido como crime de estupro).
Os movimentos ainda atentaram para o papel que o material cumpre para reforçar a imagem da mulher como um ser frágil e submisso. Nele, a personagem é mostrada sem autonomia de vontade, sendo explícita a apologia ao estupro durante toda a música.
Após a repercussão da nota, a banda retirou o videoclipe de seu canal no Youtube, porém outros links continuam circulando pela internet.



Nenhum comentário: