Vem aí o feriadão prolongado de seis dias em novembro - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow
HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS
BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Vem aí o feriadão prolongado de seis dias em novembro

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 10 de novembro de 2018 - 0 Comentários

Especialistas comentam as perspectivas e os cuidados que a população pode enfrentar no super feriadão de novembro.



Os brasileiros terão a oportunidade de desfrutar de um feriado prolongado de seis dias, com a emenda do dia 15, Proclamação da República, e o dia 20, feriado da Consciência Negra.

O Brasil é um país com muitos feriados e é difícil de lembrar a razão de todos eles? Será que as pessoas ainda lembram sobre o porquê o 15 de novembro é considerado um feriado nacional? Vamos recordar rapidamente em uma aula de História. O dia 15 de novembro só se tornou memorável a partir de 1889. Nessa data, a monarquia finalmente teve um fim e nosso país deixou de ser colônia de Portugal. O Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro naquela época, tomou coragem e proclamou a derrubada da monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e proclamou a República Brasileira. Por isso, o dia 15 de novembro é conhecido como o Dia da Proclamação da República.

Já o dia 20, a Consciência Negra, foi instituída em janeiro de 2003, e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou para a libertação do seu povo e contra o sistema escravista. A lei também traz a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo escolar, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS