Hospital Geral do Estado inaugura 46 leitos de ortopedia - Itiruçu Notícias - Itiruçu e Região conectados com a informação
Arrow
HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

A história que o povo conta; O Retratista

Este veículo marcou época em Itiruçu, no final da década de 60 e início da década de 70. De cor provavelmente verde-escura e ano de fabricação 1954.
Estacionada em frente ao Grupo Escolar Francisco Mangabeira, atual Secretaria de Educação , tendo a bordo: ...
CONTINUE LENDO

EDITORIAL

Desejo de manter foco


Parece que está se tornando cada vez mais difícil nos concentrarmos numa única coisa por muito tempo. A sociedade moderna definitivamente tem nos levado a manter períodos curtos de atenção. Se assistirmos qualquer programa de tevê ou filme, vamos notar como as coisas se movem rapidamente e o ritmo acelerado do enredo. Um comercial típico de tevê muda as imagens a cada poucos segundos, às vezes menos. A lógica é: se não capturarmos a atenção do indivíduo imediatamente. ele vai se voltar para outra coisa.
Com tantas coisas competindo por nossa energia mental, que vão da Internet passando pelas mensagens de texto e e-mails, é de admirar que ainda sejamos capazes de concentrar o foco em alguma coisa.
...CONTINUE LENDO
VERSÍCULOS BIBLÍCOS
BÍBLIA!
PARE! LEIA! REFLITA! PRATIQUE!
CLIQUE AQUI

Hospital Geral do Estado inaugura 46 leitos de ortopedia

Por: Redação Itiruçu Notícias - segunda-feira, 10 de setembro de 2018 - 0 Comentários

A unidade substituiu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), que funcionava no bairro do Canela



O Hospital Geral do Estado (HGE) passa a contar, a partir desta segunda-feira (10), com mais 46 leitos de ortopedia, sendo 18 deles para pacientes com trauma raquimedular (TRM), lesão na coluna vertebral e que danifica a medula espinhal, podendo levar à paraplegia. Os leitos são resultado de um investimento do Governo do Estado de R$ 1,6 milhão em obras de infraestrutura e requalificação dos espaços e mais R$ 708 mil em equipamentos, incluindo camas elétricas para a enfermaria de TRM.
Entregues pelo secretário da saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, os novos leitos ocupam enfermarias dos 3º e 4º andares do HGE 1, onde antes funcionavam as enfermarias de queimados e de pediatria, transferidas para o HGE 2. Segundo o secretário, os leitos servirão para pós-operatório imediato de pacientes. A expectativa é que 300 pacientes sejam retirados definitivamente da fila da regulação, que terá o tempo de espera reduzido.
Duas equipes de cirurgia ortopédica também foram contratadas, com 29 médicos, sendo cinco anestesistas. “A chegada desses novos profissionais era uma demanda importante, assim como a reforma dessas duas enfermarias. São melhorias muito relevantes, que promoverão uma rotatividade grande de cirurgias que estão impactadas da regulação do Estado”, afirma o diretor do HGE, André Luciano Andrade. 

Com a abertura dos novos leitos no HGE, o Governo do Estado contabiliza em torno de 600 leitos entregues apenas esse ano, sendo 39 no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC); 101 no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV); 74 no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA); 120 no Instituto Couto Maia (Icom); 102 no Hospital Alayde Costa; e mais a liberação de 200 leitos em unidades da rede estadual, com a recente inauguração do Centro de Hemodiálise, no Subúrbio.
O HGE é a maior unidade da rede estadual de saúde em atendimento de urgência de trauma na Bahia, o HGE tem 28 anos de funcionamento. A unidade substituiu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), que funcionava no bairro do Canela, em função da necessidade de ampliar o atendimento.
Em 2016, o hospital ganhou uma nova estrutura, denominada HGE 2, que ampliou o número de leitos, bem como de salas cirúrgicas. O HGE realiza cirurgias de coluna e geral, neurocirurgia, cirurgia oftalmológica, pediatria, clínica médica, queimados, cirurgia reparadora e também possui um Centro de Tratamento de Queimados.
O Centro de Bioimagem do HGE, que integra a Parceria Público Privada (PPP) de Diagnóstico por Imagem, foi inaugurado no ano passado. Ele funciona com ressonância magnética de 1,5 Tesla, com capacidade de realizar cerca de 650 exames por mês, e ainda possui dois tomógrafos computadorizados de 16 canais.
Repórter: Tácio Santos
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Colaboradores






MAIS LIDAS DO MÊS