Osteoporose: alimentação correta e exercícios ajudam na prevenção - Itiruçu Notícias
Arrow
Campanha Cores da Saúde



EDITORIAL

Reflexão do sofrimento superado pela Fé

As lágrimas escorrem como sangue de uma ferida, difícil de estancar.
As batidas do coração doem a cada pulsação.
O olhar que não encontra uma saída nem mesmo alguém que possa compreender, quando se está no chão.
Não há uma mão pra te levantar, mas várias para te empurra no abismo. Apagar a luz no fim do túnel com um sopro para que não enxergue a saída.
Mas com tua em fé em Deus, louvai, porque ele é bom
Em Salmos 107.06 diz “E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.”
Pois Deus conhece as duas dores e os seus sofrimento .
Os retos o verão, e se alegrarão, e toda a maldade tapará a boca.
Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as bondades do Senhor. Salmos 107:42,43 CONTINUE LENDO

COLUNISTAS



Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS DO MÊS


Osteoporose: alimentação correta e exercícios ajudam na prevenção

Por: Itiruçu Notícias - quarta-feira, 4 de abril de 2018 - 0 Comentários

 O nutricionista indica tomar sol por cerca de 15 minutos ao dia, em um horário conveniente 
 


A osteoporose, doença que enfraquece os ossos, deixando-os mais sensíveis e sujeitos às fraturas, devido à perda progressiva da densidade óssea, pode ser prevenida com uma dieta balanceada, rica em cálcio, magnésio, vitamina d e em proteínas, além, claro, de uma rotina de exercícios físicos. Os hábitos e estilo de vida influenciam, e muito, na saúde da massa óssea do corpo, por isso é tão comum fraturá-los e sofrer com todo o processo de recuperação, que não é nada agradável e pode durar um longo tempo. A osteoporose aumenta a suscetibilidade de ocorrer uma fratura, podendo ser causada não só por quedas, mas também por movimentos corporais simples, como se curvar e tossir. Por conta disso, manter uma dieta balanceada e fazer exercícios, são fundamentais para prevenir o mal.

"A ingestão adequada de cálcio evita a perda de massa óssea. A vitamina D faz com que o cálcio fique retido nos ossos e dá equilíbrio entre cálcio e fósforo, diminuindo o risco de fraturas. O fósforo participa da formação óssea e o magnésio transporta o cálcio e influi na qualidade do osso, para que ele seja forte", explica o nutricionista Gabriel Pacheco, da Rede Alpha Fitness. Uma dieta balanceada e efetiva para a prevenção da osteoporose deve conter alimentos como leite e derivados, que contêm cálcio, fósforo e proteína; peixes como sardinha e salmão, que fornecem cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D; fígado e óleo de fígado de bacalhau, que são fontes de vitamina D; verduras de folhas verdes (brócolis, couve manteiga, repolho, mostarda, folha do nabo), ricas em cálcio e magnésio; leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico) por conter proteína e magnésio; entre outros.

O nutricionista indica ainda tomar sol por cerca de 15 minutos ao dia, em um horário conveniente. É importante lembrar que é preciso expor os braços e/ou as pernas para que os raios solares estimulem a fabricação de vitamina D e a sua fixação nos ossos. Outra dica que merece ser levada em consideração é a de consultar um ortopedista ou um educador físico. Esses profissionais podem aconselhar qual o tipo de exercício, frequência e intensidade em que deverá ser feito para estimular a formação de massa óssea.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif