Hoje 25 de novembro é dia das Baianas de Acarajé - Itiruçu Notícias
Arrow
Exerça sua cidadania



Passeio Cicloturismo de Itiruçu



EDITORIAL

Refletindo: A verdadeira política do verdadeiro cristão

O Evangelho é o caminho da verdade e da vida eterna, a política é o caminho do cidadão onde interfere diretamente na sua vida terrena (ALIMENTAÇÃO, MORADIA, SAUDE, EDUCAÇÃO, ESPORTE LAZER ETC.)
O Evangelho busca a paz espiritual, quanto à política favorece ou dificulta à vida da comunidade, porém um povo evangelizado com certeza a política só faz favorecer, pois a comunidade sabe o que é o melhor para ela.
A política não se reúne em atividades partidárias, eleições, lideres etc. e sim em um conjunto de atividades que o cidadão deve sentir com o seu dever e direito de estar presente, compromisso da realidade social, não pregando discórdia e sim a união porque o cristianismo deve evangelizar na totalidade da existência humana, inclusive na dimensão da política.

COLUNISTAS



Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS DO MÊS


Hoje 25 de novembro é dia das Baianas de Acarajé

Por: Redação Itiruçu Notícias - sábado, 25 de novembro de 2017 - 0 Comentários

25 de novembro, como já é tradição, às 10h será realizada uma missa especial na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Pretos em homenagem à data. Após a missa, às 11h30, as baianas e demais participantes da missa seguirão em cortejo pelas ruas do Pelourinho com destino ao Memorial das Baianas, localizado no Monumento da Cruz Caída. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e participação da Fundação Pedro Calmon (FP
 Na ocasião, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé – vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA - fará a entrega do website “A Bahia tem Dendê” à Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (ABAM). No evento que acontecerá no Pelourinho haverá, também, entrega de uma reportagem especial e pré-lançamento do minidocumentário sobre o ofício das baianas.
 A reportagem especial Tabuleiro de Histórias ficará disponível nos sites da Biblioteca Virtual e da A Bahia tem Dendê. O material contém uma série de depoimentos da história de vida, dilemas, felicidades e desafios das Baianas de Acarajé de Salvador.
Além disso, ocorrerá o ato de entrega do projeto de lei que solicita o tombamento do ofício das baianas a nível municipal. O projeto é proposto pelo vereador Silvio Humberto e em breve entrará em votação na Câmara Municipal. Considerada símbolo histórico do estado da Bahia e do País, a Baiana de Acarajé já foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2005. Na Bahia, o Ofício da Baiana de Acarajé foi registrado pelo IPAC como patrimônio imaterial no Decreto Estadual nº 14.191/2012.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif

Campanha de Doação