Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

TCE do estdo da Bahia adere à campanha Outubro Rosa


Seguindo o cronograma de campanhas de prevenção do Ministério da Saúde, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por meio do Programa Saúde e Bem-Estar no TCE, convida seus servidores a aderir ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na próxima quarta-feira (11.10), vista-se de rosa e abrace esta causa. O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Desde então, vêm sendo promovidas, anualmente, campanhas de prevenção em várias cidades do Brasil e em vários outros países. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

COMO PREVENIR-SE

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis:

1 – Praticar atividade física regularmente;
2 – Alimentar-se de forma saudável;
3 – Manter o peso corporal adequado;
4 – Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
5 – Amamentar.

COMO FAZER O AUTOEXAME

1º Passo – De frente para o espelho, observe se as duas mamas têm o mesmo tamanho. Primeiro com os braços caídos, depois com os braços levantados, e depois com as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama como abaixamento, saliência, rugosidade ou cor anormal.

2º Passo – Durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita. A apalpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Repita este passo na mama direita. Depois da apalpação da mama, pressione também o mamilo suavemente e veja se há saída de qualquer líquido. Faça o procedimento nas duas mamas.

3º Passo – Deitada, coloque o braço esquerdo na nuca e uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo e apalpe a mama esquerda com a mão direita, da mesma maneira que a apalpação de pé. Repita este passo na mama direita.

Anônimo

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter