TCE do estdo da Bahia adere à campanha Outubro Rosa - Itiruçu Notícias
Arrow
Vídeo sobre a leucemina

Campanha Cores da Saúde



EDITORIAL

Opinião: O primeiro discurso da ministra do STF em 2018

Na sessão solene que marcou a abertura do Ano Judiciário de 2018, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse na manhã desta quinta-feira, 1, que é ”inadmissível e inaceitável desacatar a Justiça” e que sem ”Justiça não há paz”. ”Pode-se ser favorável ou desfavorável à decisão judicial pela qual se aplica o direito. Pode-se buscar reformar a decisão judicial, pelos meios legais, pelos juízos competentes. É inadmissível e inaceitável desacatar a justiça, agravá-la ou agredi-la. Justiça individual fora do Direito não é justiça, senão vingança ou ato de força pessoal”, discursou Cármen. ”Sem liberdade, não há democracia. Sem responsabilidade, não há ordem. Sem justiça, não há paz”, completou a presidente do STF... CONTINUE LENDO

COLUNISTAS



Coluna Joselito Fróes: Êta lê lê! : O Bar São Jorge

Existem certas relíquias que o tempo faz questão de perpetuar. Passa-se o tempo e a suas lembranças continuam vivas em nossos corações...


MAIS LIDAS DO MÊS


TCE do estdo da Bahia adere à campanha Outubro Rosa

Por: Redação Itiruçu Notícias - quarta-feira, 4 de outubro de 2017 - 0 Comentários


Seguindo o cronograma de campanhas de prevenção do Ministério da Saúde, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por meio do Programa Saúde e Bem-Estar no TCE, convida seus servidores a aderir ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na próxima quarta-feira (11.10), vista-se de rosa e abrace esta causa. O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Desde então, vêm sendo promovidas, anualmente, campanhas de prevenção em várias cidades do Brasil e em vários outros países. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

COMO PREVENIR-SE

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis:

1 – Praticar atividade física regularmente;
2 – Alimentar-se de forma saudável;
3 – Manter o peso corporal adequado;
4 – Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
5 – Amamentar.

COMO FAZER O AUTOEXAME

1º Passo – De frente para o espelho, observe se as duas mamas têm o mesmo tamanho. Primeiro com os braços caídos, depois com os braços levantados, e depois com as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama como abaixamento, saliência, rugosidade ou cor anormal.

2º Passo – Durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita. A apalpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Repita este passo na mama direita. Depois da apalpação da mama, pressione também o mamilo suavemente e veja se há saída de qualquer líquido. Faça o procedimento nas duas mamas.

3º Passo – Deitada, coloque o braço esquerdo na nuca e uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo e apalpe a mama esquerda com a mão direita, da mesma maneira que a apalpação de pé. Repita este passo na mama direita.


Não se esqueça de ler isso também ...

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

PARCEIROS



 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif
 photo GS-SOMgif_zpszfpbff8c.gif

ENQUETE
Você votaria em quem para presidente?

Álvaro Dias (Podemos)
Ciro Gomes (PDT)
Cristovam Buarque (PPS)
Eymael (PSDC)
Fernando Collor (PTC)
Geraldo Alckmin (PSDB)
Jair Bolsonaro (PSC-RJ)
João Amoêdo (Novo)
Levy Fidelix (PRTB)
Lula da Silva (PT)
Manuela D'Ávila (PC do B)
Marina Silva (Rede)
Valéria Monteiro (PMN)
Outro
Nenhum