Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Lafaiete Coutinho celebra 63 anos de emancipação política focado em transformações sociais, comemora Hassan

Lafaiete Coutinho celebra 63 anos de emancipação política focado em transformações sociais, comemora Hassan
O município de Lafaiete Coutinho, localizado no Vale do Jiquiriçá, comemora nesta quinta-feira (20), 63 anos de emancipação política, com a certeza de que passa a viver um novo tempo, com grandes transformações socioeconômicas de uma gestão voltada para a educação, saúde e infraestrutura, bandeiras da gestão do prefeito Flávio Brandão Santana, (Binho). Lembrando a importância do munícipio para o desenvolvimento da região, o deputado municipalista Hassan (PP) parabenizou a população lafaietense, e protocolou moção de congratulação na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba).

Hassan parabenizou as lideranças locais, vereadores e população em geral, que festejam com alegria a emancipação política conquistada no dia 20 de fevereiro de 1962, através da Lei Estadual n.º 1.619, assinada pelo então governador Juracy Magalhães, quando o então povoado de Três Morros foi elevado à categoria de município, desmembrado do território de Maracás, com o nome de Lafaiete Coutinho.

O parlamentar realça a relevância do legado deixado à comunidade lafaietense pelo ex-prefeito Zé Cocá, “que em dois mandatos consecutivos promoveu o fortalecimento sócioeconômico no município, que passou a ser referência pelos investimentos em saúde, educação e infraestrutura, destacando-se em gestão pública na região”. Hassan pontua, também, que é inegável os avanços no município e o trabalho desenvolvido pelo povo lafaietense em prol do desenvolvimento da cidade e da região do Vale do Jequiriçá.

Citando registros de historiadores, o legislador conta que a região onde surgiu o município de Lafaiete Coutinho era originalmente habitada pela nação indígena Maracá. A ocupação, feita por descendentes de portugueses teve início no século XIX, através das famílias de Torquato Almeida, de Felipe Abade, de Noel Alves, os Barretos, os Andrades, os Leôncio e os Lala, que ali se estabeleceram, desenvolveram a agropecuária e formaram o arraial de Três Morros. A agropecuária continua sendo uma das principais atividades econômicas do município. 

A atual denominação do município foi dada em homenagem ao médico paraibano e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Bahia, Dr. Lafayette Coutinho de Albuquerque, que ocupou, entre outras funções públicas, a de secretário de Agricultura e secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Informações Josalto Alves 
Foto Euro Amâncio

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter