Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Lula sanciona lei que cancela retorno do SPVAT em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (31/12), a lei que cancela o retorno do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), anteriormente conhecido como DPVAT. Com a decisão, a cobrança do seguro não será realizada em 2025 nem nos anos seguintes.

O DPVAT foi extinto em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, em maio de 2024, o governo Lula aprovou a criação do SPVAT como substituto do seguro anterior. A medida reintroduziu a obrigatoriedade de contratação anual para proprietários de veículos, como carros, motos, caminhões e ônibus, com tarifas previstas entre R$ 50 e R$ 60.

Apesar disso, a repercussão negativa da retomada do seguro levou o Congresso Nacional a aprovar o cancelamento da cobrança, sancionado pelo presidente Lula.

Embora o seguro não seja cobrado em 2025, o texto da lei não extingue o SPVAT. Ele continua a prever indenizações por morte, invalidez permanente (total ou parcial) e reembolso de despesas médicas para vítimas de acidentes de trânsito.

Entre os benefícios do SPVAT estão o custeio de fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras assistências médicas suplementares. Os valores das indenizações serão definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Assim, o SPVAT permanece como uma proteção para vítimas de acidentes de trânsito, mas sem a obrigatoriedade de cobrança no próximo ano.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter