Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Justiça determina reintegração de posse de área invadida na divisa entre Itiruçu e Jaguaquara na BA 250

Justiça determina reintegração de posse de área invadida na divisa entre  Itiruçu e Jaguaquara na BA 250
Nesta quarta-feira(05), uma oficial de Justiça apresentou a decisão de reintegração de terra de uma propriedade conhecida por campo  Federal, tendo a  fazenda cerca de 100 hectares, quem vem sendo utilizada pela Prefeitura de Itiruçu, através concessão de uso autorizada pelo Governo da Bahia. Localizada na divisa entre os municípios de Itiruçu e Jaguaquara nas margens da BA 250, foi  ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

A ordem foi acompanhada por Policiais Militares do 19º BPM e da Companhia Independente de Policiamento Especializado — CIPE Central. Após longa conversa foi dado um tempo para que os militantes do MST retirasse seus pertences pessoais do acampamento. Logo após uma retroescavadeira iniciou a demolição de barracos instalados pelos assentados.

A princípio houve uma tentativa de resistências por parte dos assentados, inclusive houve rumores que outra decisão havia  cassados a decisão de reintegração das terras. Mas a justiça confirmo a reintegração.

Os assentados  falaram que a motivação da ocupação das terras era que a propriedade era improdutiva. Segundo a prefeitura de Itiruçu na área existem estufas para produção de árvores frutíferas e nativa da região, além de outras  espécies que faz parte da agricultura do município.

O município de Itiruçu também usava uma casa no local onde era guardava alguns moveis. Porem a casa foi encontrada vazia. Além que sumiu duas ovelhas  que ficava me uma área de pasto.

Quando alegação de alguns do movimento atribuindo a desocupação a prefeita Itiruçu Lorenna de Gregório ela respondeu a nossa reportagem o seguinte:

"A prefeitura de Itiruçu entrou com o mandato porque tem cessão de uso, que diz que o município tem que zelar pelo patrimônio que não é do município, é do estado. Então é de responsabilidade da Prefeitura de Itiruçu. Se a justiça entendesse que eles poderiam ficar lá, ela iria dar o parecer favorável. Só para ficar claro, vamos supor que arrendo uma casa, vou trabalhar quando chegou em casa tem outras pessoas ocupando a casa, o que devo fazer? Creio que qualquer pessoa iria à delegacia dá uma queixa, mesmo não sendo dono da propriedade. Foi isto, que foi feito. “O mandado veio da juíza e prefeitura não tem poder de mandar ninguém desocupar terra. Comentou a prefeita.

A equipe de reportagem do Itiruçu Notícias foi a primeira chegar no local  e transmitiu ‘flashes’ pelo Instagram e também pela Itiruçu FM no programa Primeiro Jornal.

Com a chegada  da equipe da Itiruçu FM e a Stela FM sofreram coação, ameaças e insultos ao tentar fazer cobertura da desocupação das terras invadidas.  O fato aconteceu após  radialista da Stela FM, Sérgio Sioli cumprimentar os ocupantes com um bom dia para tentar uma conversa, parte deles responderam, cordialmente, mas um dele retrucou dizendo “bom dia só se for para vocês para nós é o mau dia”.

Logos após  um grupo retornaram dizendo que a imprensa estavam desrespeitando eles, debochando, inclusive distorcendo, o que verdadeiramente ocorreu, dizendo que o radialista teria dito  que para ele estava  “excelente”.

O radialista Sérgio Sioli tentou argumentar, foi argumentar, dizer que foi um mal-entendido, que ele apenas cumprimentou, mas com os ânimos exaltados seguiram com a narrativa distorcida dos fatos.

A ameaça se entendeu para os três representantes da imprensa  com xingamentos e insultos exigindo a saída da imprensa do local.  Foi quando policiais explicou a situação e  que eles  estavam em risco diante a ameaça dos militantes do MST. Assim procedemos em proteção das próprias vida e para evitar algum tipo de transtorno a imprensa se retirou do local.
Veja as fotos exclusivas:

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter