Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Ciclistas disputam prova estadual em percurso por diversos bairros de Salvador neste domingo, 26

Ciclistas disputam prova estadual em percurso por diversos bairros de Salvador neste domingo, 26
A terceira edição do Desafio Bahia de Ciclismo e Paraciclismo, organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), tem as suas largadas a partir das 6h30 do domingo, 26, na Estação da Lapa, para ambas as variações. Cerca de 180 atletas de quatro estados brasileiros, divididos nas categorias elite masculino e feminino mais masters A e B, vão passar por vários bairros de Salvador até a linha de chegada no Dique do Tororó, onde 30 atletas do paraciclismo vão fazer o seu percurso da prova.  

A competição, considerada aberta por não contemplar todas as categorias oficiais da federação, repete a proposta dos dois anos anteriores passando por algumas das principais avenidas da cidade, como a Mário Leal Ferreira (Bonocô), a Luís Eduardo Magalhães, a Luís Viana Filho (Paralela), a Orlando Gomes e a 29 de Março.  

Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Setre), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a programação se inicia no final da tarde do sábado, a partir das 17h, com a entrega dos kits dos atletas e o congresso técnico também na Estação da Lapa. Para a realização da prova, será feito um fechamento progressivo, por etapas, dos locais por onde os ciclistas vão passar com o objetivo de não atrapalhar o trânsito da cidade.

“É um evento feito para os ciclistas que gostam de uma dinâmica e uma emoção diferente porque é pela cidade. Há uma ansiedade em dividir o trânsito com os carros e os ônibus, mas há toda uma estrutura montada entre a FBC, a Sudesb, a Nova Lapa, a Polícia Militar e a Transalvador para dar segurança aos participantes. Teremos trinta motociclistas mais carros de apoio e ambulâncias na equipe”, pontua Oscar Schmidt, presidente da FBC.

Paraciclismo – Com a largada no mesmo lugar, no domingo, 26, mas com um percurso partindo para o Dique do Tororó, onde vão pedalar por uma hora e meia, as seis categorias da segunda edição do paraciclismo no Desafio Bahia vão reunir mais de 30 ciclistas. Ano passado, foi realizada a primeira competição de paraciclismo na Bahia pela prova.  

Além disso, com o apoio da Sudesb, por meio da concessão de passagens aéreas para o técnico da Seleção Brasileira de Paraciclismo, serão realizados um urso introdutório de técnicos, o congresso técnico e uma avaliação funcional, que classifica cada deficiência e suas limitações para definir em qual categoria irá competir e tornar uma disputa igualitária por nível de esforço.

“Na Bahia, não existe uma cultura da prática das modalidades do paraciclismo, apenas alguns atletas que competem ali ou aqui, às vezes como lazer. Sem esses apoios, não seria possível organizarmos uma prova dessa porque a maioria dos atletas é carente de recursos, treinamentos, técnicos e espaços. A competição vai se tornar um marco. Estamos fomentando a modalidade no estado”, comenta Fred Matos, presidente da associação Meu Sorriso, que busca desenvolver ações de socialização para o público PCD e suas famílias, fazendo parte da organização do evento.

Ascom Sudesb

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter