Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Infestação de muriçocas incomoda moradores de Itiruçu

Nesse primeiro mês do ano, uma situação antiga, muitos Itiruçuense estão incomodados com a quantidade de muriçocas que aparecem, principalmente, durante o período noturno. Além do zumbido irritante, a picada do inseto causa coceira e desconforto.

As muriçocas perturbam muito o sono, porque o macho faz aquele zumbido irritante, e a fêmea pica e pode provocar alergias entre outros problema de saúde. Segundo especialistas a doença mais importante que a muriçoca pode transmitir é a elefantíase, (A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço),  

Especialistas fala sobre as mhuriçocas

Então, a perturbação maior da muriçoca é em relação as picadas e aos zumbidos durante a noite. Segundo o doutor em Ciências Biológicas e professor do departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Macário Rabêlo, a muriçoca tem hábito noturno, já o Aedes, que é o vetor da Zika, Chikungunya e Dengue, tem hábito diurno, então a se deve se preocupar com esses insetos  que vem incomodando muito.

Período chuvoso provoca proliferação das muriçocas

Por causa do período chuvoso, as muriçocas se proliferam na água parada,  mas o foco maior da infestação é nas lagoas de decantação dos famosos "Pinições" que fica praticamente no centro da cidade. Construído no início dos anos 2000,  sem uma licença ambiental transparente, os "Pinições" são as maiores  queixas por parte da população, mas não são os únicos problemas, temos também os fatores climáticos e a falta de controle que  também é um prato cheio para a proliferação dos mosquitos.

 Surgimento das muriçocas

O certo é que Itiruçu não tinha tanta muriçocas mas após a construção das lagoas decantação  a proliferação das muriçocas aumentarão muito. É bom a população a cada picada do mosquito lembra-se quem foi que trouxe este malefício para os itiruçuense.

Carro fumacê no combate das muriçocas

A prefeitura do município vem colocando carro fumacê nas ruas, mas não está sendo o suficiente para controle da proliferação dos insetos. A venda de raquetes elétricas e os incensos ante muriçocas  estão em alta na cidade, mas são apenas paliativos. Segundo órgãos da Prefeitura vão intensificar ainda mais o combate o mosquito.

Foco das muriçocas

O importante é repensar  que não se combate a proliferação matando o mosquito que se faz é um controle de óvulos, impede-se o ciclo reprodutivo. esta é a solução.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter