Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Audios & Vídeos

Você está em:

Dez eventos movimentam a agenda esportiva do final de semana

Neste final de semana, a agenda esportiva baiana está repleta de competições para o público amador, juvenil e profissional. Desde o futebol feminino, o baleado e as corridas até as lutas profissionais do Boxe Solidário, que contará com a estreia de Hebert Conceição no Brasil, e os baianos Isaquías Queiroz e Erlon de Souza participam de campeonato nacional de canoagem, em Santo Estêvão.

A agenda ainda conta com judô, ciclismo e futevôlei no interior do estado e os estudantes atletas de 12 a 14 anos nas finais das modalidades coletivas dos Jogos Escolares, em Salvador. Todos os eventos têm o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com as federações estaduais.

Canoagem – Entre os dias 25 e 28 deste mês, 385 atletas de 12 estados estarão nas águas do Rio Paraguaçu, em Santo Estêvão, para participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade e Paraconagem. Essa é a segunda vez que a Bahia sedia um Brasileiro da modalidade – a primeira foi em 1992. O evento contará com a presença dos medalhistas olímpicos baianos Isaquías Queiroz e Erlon de Souza. O estado tem revelado grandes nomes para a canoagem, destacando-se dentro e fora do país. Em maio deste ano, Santo Estevão também recebeu a etapa estadual da modalidade.

Jogos Escolares – Com as modalidades coletivas para estudantes atletas de 12 a 14 anos, a etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia realiza suas competições neste final de semana, na cidade de Salvador. As partidas de futsal, vôlei, basquete e handebol começam amanhã (sexta-feira, 26), e seguem até o próximo domingo, 28. Os vencedores estarão classificados para os Jogos Escolares Brasileiros, que vão acontecer no Rio de Janeiro em 2022, no mês de novembro.

O futsal será disputado no Ginásio de Cajazeiras com a presença de seis colégios no masculino e quatro no feminino. Enquanto isso, as disputas do vôlei acontecem no Ginásio do Colégio Militar de Salvador, na Pituba, para quatro equipes masculinas e duas femininas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no Barbalho, fecha os locais de competição recebendo as 11 equipes do handebol, seis no masculino e cinco no feminino, e nove colégios que disputarão o basquete, seis no masculino e três no feminino.  

Boxe – Com a pesagem dos 18 pugilistas na manhã desta quinta-feira, 25, na Arena de Esportes da Bahia, na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, o evento Boxe Solidário dá início às suas atividades. Além da luta principal com o baiano Hebert Conceição, que pela primeira vez apresenta-se no boxe profissional no Brasil, mais oito lutas serão realizadas na noite desta sexta-feira, 26, a partir das 19h, no mesmo local.  

Como tem caráter beneficente (ingressos não estarão à venda), o público interessado em acompanhar as lutas pode trocar o ingresso por 2kg de alimento não perecível no locais oficias – Balcões de Ingressos dos shoppings Bahia, Salvador Norte, Parque Shopping;  Pida Salvador Shopping e Piedade. Todas as doações serão destinadas ao Grupo de Apoio às Crianças com Câncer, ao Projeto Social Olodum e às Voluntárias Sociais.

Judô – A Super Etapa do Campeonato Baiano de Judô, no município de Santo Antônio de Jesus, começa na próxima sexta-feira, 26, com as pesagens dos 463 atletas inscritos. Os combates da competição ocorrem no próximo sábado, 27, para as categorias sub11, sub13, sub15, sub18, sub21, sênior, iniciantes e veteranos, nos naipes masculino e feminino. O evento faz parte do calendário baiano da modalidade e do circuito do Tour do Judô, que conta com o apoio da Sudesb para ser realizado em diversas cidades da Bahia e fomentar a prática do esporte.

Ciclismo – O litoral norte da Bahia vai receber uma etapa da Copa Bahia de MTB. O Desafio Mais Bike vai para sua terceira edição no percurso de 38 km e 700 m de altimetria, na modalidade XCM. Cerca de 220 atletas de diversas cidades do estado estarão disputando 18 categorias. As trilhas da prova são únicas por estarem dentro de algumas fazendas particulares que só abrem suas portas para o evento, fazendo com que os atletas passem por matas virgens, estradas e trilhas vicinais, transpondo rios e córregos. A largada será na Arena Imbassaí no sábado, 27, às 8h.

Futevôlei – A 4ª Etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei 4x4 acontece em Remanso neste final de semana. Com estimativa de 128 atletas, as partidas das classes masculino B e C começam no sábado, 27. As finais e a solenidade de premiação serão no domingo, 28.

Futebol Feminino – As finais da Copa Loreta Valadares ocorrem neste domingo, 28, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Com quatro partidas, duas da categoria sub17 e duas da classe adulto, o dia fecha a competição que começou no dia 03 de julho e reuniu 20 equipes do estado, visando fortalecer o futebol feminino baiano e homenagear a ativista feminista Loreta Valadares.  

No período da manhã, às 9h, Vitória e Grêmio disputam o 3º lugar da categoria sub17. Logo após, Gladiadoras e Lusaca fazem a final. Já as equipes adultas entram em campo pela tarde com a disputa do 3º lugar, entre Cruzeiro e Gladiadoras, às 13h30; a final, entre as equipes Misturadas e Batgirls, ocorrerá às 15h.  

Corrida – O Parque Metropolitano de Pituaçu vai receber a 8ª Corrida da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) no próximo domingo, 28. O evento espera contar com 1.100 corredores, militares ou público em geral, para as provas nos seguintes percursos: principal, de 14,5 km, uma volta no parque; e recreativo, de 6,5 km, que vai passar por metade do espaço. As ações já começam na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, com a entrega dos kits dos atletas, seguindo com atrações musicais e interações para crianças no dia da corrida.  

Corrida – Como parte do projeto Festival de Corridas de Rua e Ciclismo (Duathlon), acontece também no próximo domingo, 28, na Avenida Magalhães Neto, no bairro da Pituba, a 24ª Corrida dos Bancários. O tradicional evento no calendário esportivo baiano terá sua largada a partir das 6h30 e espera atrair cerca de 1.400 corredores.

Baleado – Ainda em Salvador, o Campeonato Baiano de Baleado de 2022 terá dez equipes disputando o título do zonal da capital no próximo domingo, 28. Com as partidas no SESC Aquidabã, as cinco equipes femininas entram em quadra a partir das 8h e os outros cinco times masculinos jogam a partir das 12h. As premiações ocorrem logo ao final das disputas.  

Com cinco etapas previstas, o circuito deste ano já passou por Jacobina, antes de chegar a Salvador. Na sequência, será realizado nas cidades de Santa Bárbara, Feira de Santana e Jequié. Essa é a primeira edição da competição no formato, que tem como objetivo disseminar o esporte.

Ascom Sudesb

Redação Itiruçu Notícias

A informação que você precisa saber, no tempo certo e comprovada!.

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Notícias de Itiruçu

Anúncios


Notícias do Esporte

Instagram

Facebook