Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu: Especialista alerta sobre cuidados com raios e relâmpagos

O engenheiro elétrico Plínio Pereira, falou em entrevista sobre os cuidados que se deve ter nesta época de período chuvoso, como os relâmpagos, raios e trovões para não ser acometido de uma descarga elétrica.

— Vou primeiro me dirigir ao pessoal da zona rural, que quando estiver ocorrendo essas descargas, esses raios, procure abrigo nas suas casas.  Se estiver em uma área onde haja muitas árvores, principalmente árvores verdes que nunca fiquem debaixo de árvore Verde, melhor é que sente no chão fique na altura um mínimo possível agachado, sentado.

Segundo o Plinio as arvores é uma excelente condutora de eletricidade, consequentemente pode ser atingida por raios durante as tempestades, e a pessoa que estiver próximo pode receber uma carga elétrica muito forte.

Em relação a quem mora na zona urbana o engenheiro disse que a pessoa tem de ficar protegida, dentro de um carro ou em casa.
— Quem estiver dentro do carro que permaneça dentro do carro, Quem estiver dentro de casa não use celular próximo de redes elétricas de alta tensão não coloca o celular carregando dentro de casa, porque também ha o risco de uma descarga atingir as redes elétricas.
Segundo o especialista no momento que estiver carregando o celular, e a pessoa estiver falando no aparelho poderá sofrer uma alta descarga.

 Segundo o engenheiro elétrico a probabilidade de cai raios em Itiruçu é maior, já que o município está a mais de 800 metros acima do nível do mar.
— O raio tem maior facilidade de penetração de descarga através das partes mais altas.  No caso, por exemplo, de Itiruçu a 800m ao nível do mar. Está em uma altitude relativamente grande, então a probabilidade é muito grande. O raio propaga com mais facilidade.

Ele também explicou que há uma diferença entre o raio e o relâmpago:
— Com relação ao relâmpago e o raio, o relâmpago é uma descarga entre nuvens, ele não atinge as pessoas, toda via o raio sim. O relâmpago é ascendente que é da Terra para a atmosfera e vice-versa, Já o raio é da atmosfera para a terra, esse sim, atinge animais, pessoas, árvores. Então a proteção principal não é contra o relâmpago, é contra exatamente o raio, por isso nós temos que ter muitos cuidados, para nos protegermos, para evitar uma descarga, que evidentemente traz o choque elétrico, e o choque elétrico pode inclusive ocasionar o óbito.

— Essas informações são necessárias e são oportunas principalmente no momento que estamos vivendo. Mostrando as pessoas que devem ter cuidados nesse período de descargas atmosféricas.  Fazer as instalações de para-raios e principalmente em prédios na área comercial, hospitais, área de conveniência com muita gente, em Supermercados, etc.. Nós temos uma empresa de engenharia elétrica, Nós trabalhamos na instalação de para-raios, nós trabalhamos nas medições, no relatório, inclusive fornecendo laudos.  Porque é importante salienta um detalhe, quando ocorre o raio que atinge o para-raios, normalmente esse equipamento é danificado.

Segundo engenheiro elétrico Plínio a necessidade da troca do para-raios após ser atingido por uma descarga elétrica de um raio.
— Isto é Para que não fiquem com aquela ideia que tem um para-raios, mas não está mais funcionando após a descarga de um raio. Concluiu o engenheiro
Ouça entrevista completa:

Informações Marcelo Rodrigues

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter