Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Governo leva água para outros municípios e ignora Itiruçu e Lagêdo do Tabocal

Governo do estado da Bahia demonstra ter preferência de investimentos para algumas  regiões e municípios. O   território do Vale do Jiquiriçá  certamente não é uma delas, principalmente quando diz  respeito ao abastecimento de água. Entre  estes  municípios estão  Itiruçu  e Lagêdo do Tabocal que a mais de  20 anos sofrem com o descaso principalmente por parte da Embasa.  
O Governo que alega não ter recursos  para investir no abastecimento de água nestes municípios  que beneficiaria outros  como  Maracás, Planaltino, Irajuba entre outras.

 Mas  já nesta quarta-feira (08) assinou a a implantação de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) com captação no lago da Represa do Zabumbão. A ordem de serviço no valor de mais de R$ 186 milhões bem menor que seria  na região do Vale do Jiquiriçá, foi assinada pelo Governador Rui Costa, em visita a Rio do Pires. O projeto da obra, que vai reforçar o fornecimento de água para esta e outras localidades no entorno, conta com 10 estações elevatórias, 192 mil metros de adutoras e sub adutoras e 563 ligações domiciliares.  

Enquanto isto Itiruçu  e Lagêdo do Tabocal fica apenas na bondade da natureza para ter  água, já que a quase 30 anos não faz  investimentos  na ampliação  na captação  de água nestes municípios. Reuniões foi convocada com os diretores da Embasa e eles negaram fazer limpeza e ampliação da barragem do baixão, alegando que a barragem não teria agua suficiente para encher (Hoje a Barragem está transbordando).  Enquanto isto a população fica consumindo água de péssima qualidade e salobra . Para o consumo humano a maioria da população tem de comprar  agua Mineral .

Existe uma  promessa de implantação de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água  vindo do Rio Paraguaçu, a qual o governador comentou em uma visita a Jaguaquara, que a obras estaria pronta  em dois anos. Mas segundo informações a licitação só sairá (se saí) por volta do meio do ano 2022 e que a obras seria de 4 anos  se não houver algum contratempo. O que deixa transparecer a falta de interesse do governo do Estado em resolver o problema de abastecimento de agua nos municípios de  Itiruçu  e Lagêdo do Tabocal .  

A falta de interesse do Governo dos estado  pode estar associado a falta de um colégio eleitoral forte,  já que os dois municípios  tem apenas um pouco mais de 10 mil eleitores. 

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter