Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Radiografia da seca no estado da Bahia em janeiro de 2020


O ano de 2020 começou e, nos últimos quatro dias, quase todos os estados do Nordeste já receberam as primeiras chuvas da pré-estação. Em geral, são chuvas fracas, embora na Bahia, Sergipe, Ceará e Maranhão tenha havido registros de precipitações mais fortes.
A seca continua predominando na maior parte dos municípios da região, bem como do Semiárido brasileiro.

É o que mostra a atual radiografia da seca, em mapas, feita a partir de imagens de satélites, processadas pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis). Também foram utilizadas informações de clima e tempo fornecidas pelo Laboratório.

A umidade dos solos é uma variável importante para o crescimento das plantas e para a produtividade agrícola, principalmente em condições de seca. Por ser um indicador da condição de seca em determinada região, os mapas da umidade dos solos estão entre as ferramentas mais adequadas para se mensurar o atual percentual de água no solo.

Com base nos dados de monitoramento mais recentes, do Lapis, referentes à última semana de dezembro. A análise também utilizou informações do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, da Defesa Civil nacional no Estado da Bahia.

O estado está com um total de 75% dos municípios enfrentam intensa seca, com situação de umidade dos solos abaixo de 10%, em quase todo o estado.

Por enquanto, apenas no Sul Baiano, na Região Metropolitana de Salvador e em alguns pequenos municípios do Centro Sul Baiano, não há registro de seca.

Nos últimos dias, têm caído chuvas com volumes significativos em algumas áreas da Bahia. A previsão climática para o trimestre indica boas chuvas para aquele estado e para todo o Nordeste. Para ler a previsão climática completa para este trimestre, neste post.

Assim, a tendência é melhorar o percentual de umidade dos solos e favorecer o cultivo agrícola, inclusive nas áreas que fazem parte do Matopiba (área de Cerrado formada por territórios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a última fronteira agrícola do Brasil). Para saber mais sobre o Matopiba, leia este post.

O mapa abaixo mostra a previsão de chuvas acumuladas, no período de 03 a 06 de janeiro, na região do Matopiba, onde serão registrados maiores volumes de precipitação.

De acordo com a Defesa Civil nacional, 190 municípios estão reconhecidos em Situação de Emergência, por conta de seca e estiagem.
Desde os últimos dias de 2019, as chuvas que ocorreram em algumas áreas da Bahia têm reduzido a intensa seca que afeta o estado.
Itiruçu Notícias | Com informações do Letras Ambientais

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter