Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Mundial do Meio Ambiente: Abetre defende a extinção dos lixões


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, além de destacar a importância da preservação, tem especial significado no contexto de um mal que aflige mais da metade dos municípios brasileiros: os lixões. Num cenário de trâmites políticos que tentam prorrogar ainda mais o prazo para extingui-los, a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) desenvolveu uma cartilha para mostrar ser possível resolver o problema e como o sistema de gestão de resíduos pode ser aprimorado.

"Não podemos mais prorrogar o prazo para o fim dos lixões", afirma Luiz Gonzaga, presidente da Abetre. "Pelas dimensões e características do Brasil, precisamos implementar aterros sanitários integrados, com capacidade de incineração, transbordo, triagem e compostagem para aprimorar o sistema de tratamento e reciclagem. Só dessa forma venceremos essa guerra em prol do ambiente".

A cartilha "Solução Multitecnológica Integrada para a gestão de Resíduos Sólidos Urbanos" contém informações sobre como seria uma estrutura ideal de aterros sanitários, locais de descarte e controle de resíduo que evitam a contaminação de solo e água, que podem ser integrados às tecnologias para garantir a qualidade ambiental das cidades brasileiras, assim como a sua sustentabilidade econômica e financeira.

Para se erradicarem os lixões é necessária a implantação de 500 aterros sanitários no País, atendendo 42 milhões de habitantes que ainda convivem com essa excrescência ambiental, em cerca de metade dos municípios brasileiros. "Trata-se de um investimento de R$ 2,6 bilhões (R$ 63,40 per capita), absolutamente viável, seja público ou privado. A questão é sua sustentabilidade, o que evidencia com clareza a necessidade de cobrança dos serviços", conclui Luiz Gonzaga.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter