Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Itiruçu: Câmara aprova empréstimo para obras de infraestrutura


A Câmara de Vereadores de Itiruçu autorizou por 7 votos a 2, que a prefeitura possa realizar empréstimos no valor de até 1 milhão de reais, junto ao DESEMBAHIA, órgão de fomento do governo estadual.

A maneira como o município pagará essas dividas é referente as garantias de receitas oriundas do ICMS e Fundo de Participação dos Municípios – FPM. As solicitações de financiamentos aos projetos municipais que forem apresentadas à DESEMBAHIA não é algo instantâneo e além de ser aprovado pela câmara será analisado pelo órgão do estado se o município terá capacidade de pagamento, se há limite de endividamento e qual o impacto econômico e social dos projetos no município.

As faces na política:
Essa não é a primeira vez que o município tenta ou obtêm permissão para empréstimo dessa natureza. Na gestão do ex-prefeito Carlinhos (PT) houve uma tentativa que foi barrada pela Câmara de Vereadores de maioria opositora, alegando que o dinheiro na época seria usado para fins políticos e não para calçamentos. Porém o grupo opositor ao ex prefeito petista saiu vitorioso em 2012 passando a ser situacionistas a partir de 2013 e aprovaram o empréstimo antes rejeitado já na gestão do ex prefeito Wagner Novaes (PSDB) em 6 de outubro de 2014, com a lei 191, momento aquele em que o psdbista ainda tinha maioria na câmara, mas contou com votos de apoio da maioria oposicionista. Por alguns entraves burocrático, o empréstimo sobre a justificativa de ser destinado a pavimentação a paralelepípedos só saiu em 2017, já na gestão da atual prefeita Lorenna (PRB). De fato, várias ruas na cidade foram calçadas com os recursos deste empréstimo aprovado.

Na atualidade (assim como no passado) alegando dificuldades de conseguir emendas parlamentares dado a vários cortes e contingenciamento do governo federal, a atual prefeita voltou a recorrer ao método no intuito de concluir ruas que ainda não são pavimentadas.

A oposição atual que foi favorável em 2014 nos 2 milhões, voltou a se posicionar contra, agora com argumentos de que o município irá se endividar de maneira que não poderá arcar com os compromissos. Argumentos que é negado pelos situacionistas.

Com relação ao empréstimo: Em 2011 na gestão de Carlinhos, a câmara com maioria opositora rejeita. Em 2014 com Wagner, câmara com maioria situacionista aprova. Em 2019 com Lorenna, maioria situacionista também aprova. O que chama a atenção é que muitos vereadores hoje não são os do passado, porém se tratando de grupos, as posição não são coerentes pois quando são situação defendem, quando oposição são contra.

Segundo as informações os recursos deste empréstimo será para  melhorias infraestruturais no município nas seguintes localidades:

Bairro Irmã Jovita 
Rua Marcelino Oliveira 
Rua Irmã Jovita 
Rua Jose Ribeiro Novaes 
Rua Adriano Pereira 

Bairro Santo Antonio 
Rua 1
Rua 2
Continuação da Rua 3 
Continuação da Rua 4

Distrito de Upabuçu
Rua do Posto De Saúde

Ainda segundo as informações este financiamento seria  única forma  de beneficiar as localidade citadas no momento, já pelo fato de que todas essas ruas não podem ser calçadas com recurso federal pois ainda não possuem rede de saneamento e, no caso de Upabuçu, porque é Distrito.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter