Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Crime de abigeato ( furto de gado ) aterroriza a Zona Rural


Chama-se “abigeato” o crime de furto de gado (art. 155, §6º, do Código Penal). O Brasil é o maior produtor mundial de proteína animal (carne), entretanto, o descontrolado crescimento da prática do furto de gado vem fazendo com que pequenos, médios e grandes produtores rurais desistam da sua atividade. Em alguns Estados, as estatísticas policiais chegam a registrar mais de 30 ocorrências diárias deste crime. No Rio Grande do Sul, por exemplo, em 2016, segundo dados do governo gaúcho, registrou-se 13% de crescimento no número de furtos de gado, sendo mais de 8,7 mil animais furtados naquele ano.
Comumente, acontece assim: durante a noite, dada a facilitação que a escuridão proporciona à prática desse crime, indivíduos invadem os pastos e currais de propriedades privadas na zona rural, furtando o gado vivo, ou, rapidamente, abatendo/carneando os animais no próprio local, subtraindo suas partes mais valiosas. Contudo, atenção: quando se fala em furto de gado, é importante observar que responderá pelo crime de abigeato não apenas aquele que furtar bovinos, mas, também, praticará crime de abigeato quem furtar equinos, caprinos, ovinos e até mesmo aves.
Desse modo, partindo-se do entendimento de que são vários os impactos negativos do aumento das ocorrências do crime de abigeato, e do comércio clandestino da carne dos animais furtados (pois esse delito espalha a insegurança no campo; significa sério risco à saúde da população; abala significativamente toda a cadeia de produção de carnes; aumenta a sonegação de impostos e o desemprego), a lei nº 13.330/2016 tornou mais rigorosa a pena desse crime de furto de gado, sendo que, atualmente, o infrator poderá ser apenado com 2 a 5 anos de reclusão. Detalhe importante: preso o sujeito em flagrante pelo crime de abigeato, o delegado de polícia não está autorizado a arbitrar fiança.
Em resumo: o tratamento penal mais duro que se passou a dar ao furto de gado visa a proteger muito mais do que o patrimônio ou a posse legítima desses animais, pois o Brasil enfrenta um verdadeiro surto desta conduta criminosa, que tem produzido transtornos na segurança pública (as pessoas, indefesas, tem suas fazendas, sítios e casas invadidas), prejuízo na economia (a carne furtada hoje no Brasil já significa, aproximadamente,  20% do comércio de carne não fiscalizado), e aumento da crise na saúde pública (uma vez que o consumo de carnes clandestinas, sem a devida inspeção sanitária, comprovadamente significa risco para a saúde do consumidor).
Portanto, amigo leitor, esse crime de nome estranho, ABIGEATO, pode estar mais próximo da sua mesa do que você imagina. Fique vigilante. Afinal, a justiça é para todos!!!
Foto reprodução
Dr. Couto de Novaes.
(Advogado criminalista, sócio na P&C Advocacia.
 WhatsApp 71 9 9205 4489)

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

TV NED

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter