Arrow

Ouça nossa rádio aqui
Siga-nos some text some text some text some text some text some text Nosso Canal no You Tube

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads
some text some text some text


Volta às aulas: uma oportunidade para transformar a realidade dentro e fora da escola!

Por: Redação Itiruçu Notícias - quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019 - 0 Comentários





A volta às aulas é o momento ideal para que educadores e alunos retomem as articulações para transformar a realidade que os cerca, inclusive, em busca de um melhor aprendizado. E que tal aproveitar esse momento para estimular ainda mais os jovens estudantes a realizarem projetos com a possibilidade de inscrevê-los em uma premiação nacional? Essa é a proposta do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, que oferece uma série de materiais de apoio para ajudar educadores e alunos neste desafio.

Os professores interessados em promover transformação em suas escolas e comunidades, a partir de experiências protagonizadas por seus alunos, podem acessar o material de apoio, com ferramentas para incentivar os estudantes a sentir quais são os problemas que mais os afetam até a concretização de projetos para solucioná-los. Entre os conteúdos, estão sugestões sobre como dispor fisicamente o espaço e os melhores materiais para utilizar com os grupos em cada etapa do desenvolvimento da iniciativa, além de apresentar uma proposta de divisão de tempo e aulas.

Um baralho transformador! Para estimular crianças e jovens a se organizarem na criação desses projetos, o Criativos disponibiliza também o jogo de cartas "A Missão", que tem como propósito estimulá-los, de maneira autônoma, a ultrapassar os desafios das quatro "missões" para concretizarem suas iniciativas. Para acessar o próximo naipe é preciso concluir o objetivo da fase: primeiro precisam sentir o problema que querem enfrentar; depois, imaginar possíveis maneiras de solucioná-lo; a próxima etapa propõe formas de realizar essas transformações para que, finalmente, possam compartilhar o quê e como foi feito.

Outra fonte de inspiração para os alunos nesse início de ano letivo são os programas do canal Criativos da Escola, a exemplo do "Lu de Lupa". Roteirizado e apresentado pela jovem perguntadeira Luiza Geiling - sempre acompanhada por personagens curiosos e engajados - cada episódio propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e, claro, cheio de questionamentos, como: "Por que todo mundo fala da gente, mas poucos perguntam diretamente aos jovens sobre o que eles querem falar?"; "Por que o ambiente escolar às vezes é tão hostil?" ou "Por que coisas absurdas acontecem e muita gente finge que não vê?".

"Todas essas ferramentas que disponibilizamos nos canais do 'Criativos' servem para engajar, fortalecer e ampliar a nossa rede de boas ações, encabeçadas por jovens com o apoio de seus professores em todo o Brasil. Já contabilizamos mais de 4500 projetos de todos os estados desde a primeira edição do Desafio, e queremos reverberar mais e mais iniciativas. Aproveitem os conteúdos desses materiais de apoio, pois, em breve, alunos e professores poderão se inscrever e fazer parte deste movimento, compartilhando seus projetos incríveis com a gente em nossa premiação. E para esta edição, vamos lançar novidades ainda mais especiais", antecipa Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.

Enquanto as inscrições não começam, relembre e se inspire com as histórias dos onze projetos premiados em 2018, contadas nos vídeos abaixo. No site e redes sociais do Criativos da Escolas é possível, também, conhecer outras dezenas de projetos selecionados em outras edições, além de finalistas e destaques.


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE