Arrow

Ouça nossa rádio aqui
Siga-nos some text some text some text some text some text some text Nosso Canal no You Tube

Ouça nossa rádio em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads
some text some text some text


Prefeitos preocupados com a barragem de rejeitos da Mirabela

Por: Redação Itiruçu Notícias - terça-feira, 29 de janeiro de 2019 - 0 Comentários


A preocupação com as Barragem de Rejeitos só podia vim depois de um grande desastre ambiental e a perspectiva morte de centenas de pessoas, mesmo com as evidencias de acontecer desastre com aconteceu em Mariana e Brumadinho. 

Na Bahia prefeitos de nove municípios do médio e baixo Rio das Contas decidiram pela criação do Conselho Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de Mirabela. Segundo as informações do Site Giro Ipiaú, na reunião que aconteceu nesta segunda-feira, 28, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Barra do Rocha, o órgão tem a missão de acompanhar constantemente este equipamento, cuja segurança vem sendo questionada pela população ribeirinha, notadamente pelas comunidades junto a mineração de níquel no município de Itagibá. Representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, assim como da União e do Estado da Bahia, serão incorporados ao Conselho.

N reunião também ficou definido que a Prefeitura de Itagibá, através do prefeito Gilson Fonseca, só vai renovar o Alvará de Funcionamento da Mina Santa Rita depois que o recém criado Conselho receba todos os laudos dos órgãos fiscalizadores do estado dando conta de que a Barragem de Rejeitos não ofereça qualquer risco de rompimento. Os prefeitos também pretendem fazer  uma visita à barragem para verificar  a situação em que a  mesma se encontra.

Ainda será encaminhada uma Carta Aberta ao Governador do Estado explicitando a preocupação dos municípios ribeirinhos e pedindo providências que tranquilizem as comunidades. O documento deverá ser divulgado pela Amurc ainda nesta terça-feira, 29.  Os prefeitos pretendem ainda uma audiência com o governador Rui Costa para tratar do assunto.

Além do Professor Léo, prefeito anfitrião do encontro, e do Presidente da Amurc, Aurelino Cunha (Lero), prefeito do  município de Firmino Alves, estavam presentes na reunião as prefeitas Maria das Graças - Ipiaú; Siméia Queiroz - Ubatã ; Sueli Carneiro (Suka) Ubaitaba;  Liu Andrade - Aurelino Leal,  e os prefeitos  Gilson Fonseca - Itagibá;  Edvaldo dos Santos (Kaçulo) de Gongogí,  e Antonio de Anísio - Itacaré. Secretários municipais, vereadores, o presidente da Câmara de Barra do Rocha - Washington Mendes, ambientalistas e lideranças territoriais também marcaram presença no ato.
(Fotos: Giro Ipiaú)


Não se esqueça de ler isso também ...

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Itiruçu Notícias; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Web Rádio do Blog Itiruçu Notícias com transmissão utilizando a tecnologia streaming. Web Rádio Itirussu, conectada com você!
   
Baixe aqui app Web Rádio Itirussu


ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS


PUBLICIDADE