Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Prefeitos preocupados com a barragem de rejeitos da Mirabela


A preocupação com as Barragem de Rejeitos só podia vim depois de um grande desastre ambiental e a perspectiva morte de centenas de pessoas, mesmo com as evidencias de acontecer desastre com aconteceu em Mariana e Brumadinho. 

Na Bahia prefeitos de nove municípios do médio e baixo Rio das Contas decidiram pela criação do Conselho Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de Mirabela. Segundo as informações do Site Giro Ipiaú, na reunião que aconteceu nesta segunda-feira, 28, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Barra do Rocha, o órgão tem a missão de acompanhar constantemente este equipamento, cuja segurança vem sendo questionada pela população ribeirinha, notadamente pelas comunidades junto a mineração de níquel no município de Itagibá. Representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, assim como da União e do Estado da Bahia, serão incorporados ao Conselho.

N reunião também ficou definido que a Prefeitura de Itagibá, através do prefeito Gilson Fonseca, só vai renovar o Alvará de Funcionamento da Mina Santa Rita depois que o recém criado Conselho receba todos os laudos dos órgãos fiscalizadores do estado dando conta de que a Barragem de Rejeitos não ofereça qualquer risco de rompimento. Os prefeitos também pretendem fazer  uma visita à barragem para verificar  a situação em que a  mesma se encontra.

Ainda será encaminhada uma Carta Aberta ao Governador do Estado explicitando a preocupação dos municípios ribeirinhos e pedindo providências que tranquilizem as comunidades. O documento deverá ser divulgado pela Amurc ainda nesta terça-feira, 29.  Os prefeitos pretendem ainda uma audiência com o governador Rui Costa para tratar do assunto.

Além do Professor Léo, prefeito anfitrião do encontro, e do Presidente da Amurc, Aurelino Cunha (Lero), prefeito do  município de Firmino Alves, estavam presentes na reunião as prefeitas Maria das Graças - Ipiaú; Siméia Queiroz - Ubatã ; Sueli Carneiro (Suka) Ubaitaba;  Liu Andrade - Aurelino Leal,  e os prefeitos  Gilson Fonseca - Itagibá;  Edvaldo dos Santos (Kaçulo) de Gongogí,  e Antonio de Anísio - Itacaré. Secretários municipais, vereadores, o presidente da Câmara de Barra do Rocha - Washington Mendes, ambientalistas e lideranças territoriais também marcaram presença no ato.
(Fotos: Giro Ipiaú)

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter